domingo, 6 de março de 2016

O manifestante que 'invadiu' a GloboNews

Por Ivan Longo, na revista Fórum:

Uma imagem ganhou as redes sociais na tarde desta sexta-feira (4) em meio à exaustiva cobertura da imprensa da nova fase da operação Lava Jato, que aplicou a condução coercitiva para que o ex-presidente Lula prestasse depoimento à Polícia Federal. Em um dos boletins ao vivo do canal a cabo GloboNews sobre o assunto, um homem aparece no vídeo segurando uma placa com os dizeres: “Mansão Marinho em Paraty”. Só a placa já causou constrangimento na repórter da emissora dos Marinhos, que ainda foi surpreendida com um sussurro do jovem que ecoou em rede nacional: “Globo golpista”.

Logo a imagem virou meme. Nas redes sociais, milhares de internautas compartilharam o protesto bem humorado como uma forma de fazer um contraponto à seletividade da cobertura da imprensa em relação aos últimos acontecimentos políticos. É o que explicou com exclusividade à Fórum o acadêmico em Marketing Luiz Henrique, autor do protesto.

“Foi um protesto espontâneo contra a seletividade da mídia. O que aconteceu com o presidente Lula foi um ato covarde. Um ataque a principal liderança política e social do país como forma de promover um espetáculo de circo, para dar ibope e denegrir a imagem do ex-presidente, na tentativa de evitar o seu retorno em 2018. A Globo jamais falaria sobre o triplex investigado em Paraty”, disse o manifestante, se referindo ao imóvel, supostamente ilegal, associado à família Marinho e que teria sido registrado em nome de empresas que mantinham esquemas suspeitos com a emissora carioca.

De acordo com Luiz, a repórter e sua equipe, ao se depararem com o protesto, mal tiveram reação. Para o manifestante, a emissora “escancara de de forma parcial e dramática tudo o que diz respeito ao PT e seus líderes”.

“Eles que defenderam a ditadura militar, não devem concordar com o estado democrático e de direito, muito menos com a ascensão do nosso país graças a política econômica e social implantada pelos governos do PT, que tirou o país do mapa da fome, e deu oportunidade para os que mais precisam. É evidente que estamos enfrentando uma crise, como o resto do mundo, mas precisamos ser otimistas e acreditar na presidente Dilma e acreditar no Brasil. Não é disseminando ódio e intolerância que chegaremos a um consenso”, analisou.

2 comentários:

Anônimo disse...

A PREPOTÊNCIA VENCEU A PRUDÊNCIA

Certo da eventual proteção que seu “estágio” de 2007 no Departamento de Estado (U.S. Department of State) lhe daria, o Juiz Sergio Moro atropelou o rito processual, indispensável à existência de um estado democrático de direito. Fica assim passível de um julgamento pelo Conselho Nacional de Justiça, ao qual cumpre manter a justiça dentro dos ditames legais.
Mas é igualmente curioso verificar que os principais personagens desta Lava Jato estavam presentes no enterrado processo do Banestado que, de forma criminosa, levou do Brasil o montante, em moeda atual, de US$ 520 bilhões. São atores do Caso Banestado o mesmo juiz Moro, o criminoso Alberto Youssef e o Procurador Santos Lima.
Enquanto isso, meu caro batedor de panelas, o sistema financeiro sorria de orelha a orelha com um lucro de até 40%, obtido apenas em um dia, na Bolsa de Valores de São Paulo, sobre algo perto de R$ 17 bilhões, além do que faturou na Bolsa de Nova Iorque com as ADR de empresas brasileiras, especialmente da Petrobrás.
Qual o desenvolvimento de tudo isso? É difícil avaliar num momento em que as redes virtuais ganham importância, num país tomado por celulares, tablets e notebooks, e rivalizam com a monopolística televisão.
O Instituto Vox Populi, em pesquisa realizada logo após a comoção trazida pela condução coercitiva do ex-Presidente Lula e de seu pronunciamento depois do interrogatório a que foi submetido no Aeroporto paulista, mostra que a maioria absoluta da população repudiou esta ação.
Não se confunda, como procura fazer a Nota dos Procuradores do Estado do Paraná, uma luta pela moralidade e pela decência não só na vida pública como em todos os momentos (vale a quem coloque a carapuça). Nisto os omissos do Caso Banestado, da Lista de Furnas, da Operação Zelotes, Castelo de Areia, Satiagraha e tantas outras que foram sepultadas por envolverem aqueles que sempre governaram, antes de Lula, o Brasil devem explicações.
E o capital financeiro internacional mais uma vez agradece.
Pedro Augusto Pinho, avô, aposentado.

Anônimo disse...

Parabéns ao manifestante. Agora é guerra total contra essa emissora nojenta.