segunda-feira, 9 de maio de 2016

A condução coercitiva de Guido Mantega

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Não morro de amores pelo ex-Ministro Guido Mantega. Fui um dos seus críticos mais acerbos. E ele me tratou de maneira como não fui tratado antes por nenhum outro Ministro da Fazenda, mesmo Pedro Malan, de quem sempre fui crítico: colocou-me na chamada lista negra vetando qualquer informação da Fazenda.

Ele é um dos grandes responsáveis pelos erros de política econômica, ao não se interpor ao voluntarismo de Dilma Rousseff.

No entanto - e aqui vai uma má notícia para o pessoal da Operação Zelotes - Guido é uma unanimidade, em termos de idoneidade. No velho PT, sua reputação ombreava-se com a de José Genoíno - o que foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) com pedido de desculpas de alguns ministros.

É possível que alguém tenha utilizado seu nome. É possível que alguma delação tenha atendido às pressões do inquisidor e envolvido Guido. Nesses tempos de turbulência, as arbitrariedades passam a ser tratadas como atos normais. Foi preciso a condução coercitiva de Lula para que a opinião pública soubesse das dezenas de operações similares que a antecederam.

Guido não é apenas um homem público acima de qualquer suspeita, como passa por dificuldades financeiras, com o tratamento pesado exigido para enfrentar a doença de sua esposa.

Sua condução coercitiva é apenas um ensaio da grande noite de São Bartolomeu que se prenuncia.

0 comentários: