quinta-feira, 5 de maio de 2016

A indiferença nazista da Globo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A entrevista com o professor Wanderley Guilherme, publicada hoje no Cafezinho, traz um alerta importante a todos os brasileiros, em especial à comunidade política: estamos entrando num período de profundas instabilidades, porque o golpe, até o momento, foi apenas político. Para se consumar integralmente, ele precisará ser também um golpe social, ou seja, terá que usar de violência para coagir, intimidar e aniquilar todas as instâncias sociais que não o aceitam como um processo democrático e legítimo.

O professor observa ainda que a oposição, ao embarcar numa aventura golpista mal ajambrada, costurada às pressas com o monopólio midiático, começará a perder no primeiro dia de governo ilegal, porque sobre ela recairão todas as cobranças que, até o momento, vinham sendo feitas ao PT - e não há respostas milagrosas no horizonte.

O Cafezinho esteve em Brasília nesta quarta-feira, onde entrevistou, junto com outros blogueiros, a ministra Tereza Campello, titular da pasta do Desenvolvimento Social.

Antes do início da entrevista, Campello contou uma história que me aterrorizou.

Ela lembrou que a imprensa começou a divulgar, com grande estardalhaço, um documento de um eventual novo governo Temer referente aos programas sociais, chamado "Travessia Social". O nome "travessia" é o mesmo usado pela campanha de Aécio Neves, mas isso nem vem ao caso. A ministra observou que a imprensa publicou o conteúdo do documento sem consultar o ministério responsável pelos programas sociais, sem fazer um mísero contraponto.

O documento do "novo governo" foi publicado sem que se fosse exposto a nenhuma crítica. Os programas sociais do governo, explicou Campello, são elogiados no mundo inteiro. São usados como modelo internacional. Mesmo assim, o ministério, nem nenhuma organização séria, foram consultados.

Campello observou que os programas sociais em curso não expressam mais apenas a materialização de ideias em debate. Eles hoje são o fruto maduro de uma série imensa de pesquisas concretas, conduzidas inclusive por organizações não ligadas ao governo.

A ministra falou que procurou a imprensa. Não quiseram ouvi-la. O bloqueio é total, lamentou ela, que então mandou o ministério fazer um estudo sobre o impacto das medidas "anunciadas" pelo novo governo governo e alardeadas pela imprensa.

A TV Globo, ao invés de publicar o estudo do ministério, enviou três perguntas profundamente agressivas e hostis, indagando se o ministério tinha o "direito" de fazer críticas a um programa partidário.

É assustador.

Os programas sociais do governo impactam a vida de dezenas de milhões de brasileiros, e através delas em toda a economia nacional.

A imprensa brasileira é tão profundamente fascista, que divulga notícias sobre programas sociais e não consulta o ministério responsável pela execução de todos os programas atuais. Não vai atrás sequer dos estudos e pesquisas que existem sobre esses programas!

Hoje o Supremo Tribunal federal (STF) decidiu afastar Eduardo Cunha, tanto da presidência da Câmara como do mandato parlamentar.

Antes tarde do que nunca, mas é lamentável que o fato se dê após a votação do impeachment. A omissão do STF é algo explicável somente por sua adesão ao clima de golpe insuflado pelos meios de comunicação e pelo poder econômico.

O STF apenas repete o modus operandi de 1964, quando lavou as mãos e, em seguida, chancelou o golpe.

O governo entrou, também hoje, com um pedido para anular a votação do impeachment, visto que ela foi liderada por Eduardo Cunha, mas o estrago está feito.

O consórcio golpista não parece mais preocupado com nada a não ser o poder. A cegueira em relação à sujeira do processo, em relação aos riscos de levar adiante uma aventura golpista que empossará um governo ilegítimo, explica-se pela blindagem absoluta proporcionada pelo monopólio midiático, que está integralmente comprometido com o golpe.

Há tempos, aliás, que vínhamos alertando para o compromisso da mídia com o golpe. O caderno Poder da Folha, por exemplo, há mais de um ano que vinha inteiramente ocupado com publicidade em favor do impeachment. Mesmo assim, Dilma Rousseff abriu o ano de 2016, depois de tudo, com um artigo "exclusivo" na Folha...

2 comentários:

Anônimo disse...


POR ENQUANTO UM ACÓRDÃO

Escorre
por entre sinapses
e dedos,
escorre,
escorre,
sangra o peito
da noite,
geme
a calada da noite,
a escalada da fome,
o medo
e a dor
escorrem
aos degraus,
escorre
da palavra presa,
a prosa rota,
– enquanto
o fantasma assalta
o dia,
e sorri dos palhaços
à noite!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
[Orando por nossa luta em favor do] Brasil

Unknown disse...

Nao consigo entender, estamos no sec; XXI mundo globalizado , somos socios participantes dos brics, e desgracadamente iremos ser listado como mais um país da america em q o golpe contra um estado democrático tem a participação da mais alta corte do estado q embarcou às narrativas de uma imprensa vingativa e atrasada às elites financeir e ind.q país é este q tem no congresso mais d 300 picaretas...???