sábado, 14 de maio de 2016

Máquina golpista vai sendo desativada

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Quem pensa que a concretização do golpe afetará apenas governistas, está enganado. A máquina edificada ao longo dos últimos dois anos para tirar o PT do poder é estupidamente cara e já começa a perder o sentido.

As lendas construídas pela direita golpista e pela mídia tucana a respeito das supostas benesses que o governo distribuía a pessoas como este blogueiro também vão ser desmascaradas.

Durante anos, uma massa de contratados pelo PSDB e pelo DEM para espalhar mentiras na internet baixava neste Blog todos os dias para fazer acusações de que eu recebia dinheiro dos governos do PT para dizer o que digo. E para prever que com a queda de Dilma eu teria que fechar o Blog.

Ironicamente, o que acontecerá será exatamente o contrário. Enquanto que este Blog terá uma atuação ainda mais intensa a partir de agora justamente porque, com a democracia pisoteada, agora é hora de atuar mais, não menos, os golpistas já começam a se desmobilizar.

Como o Blog da Cidadania nunca recebeu um mísero centavo de dinheiro dos governos Lula e Dilma ou de alguma estatal, estando ou não o PT no poder para mim tanto faz do ponto de vista financeiro. O mesmo não vale para os militantes do golpe.

Essa figurinha que aparece ao lado do mafioso Eduardo Cunha na foto abaixo é um tal de Kim Cataguiri, um dos pistoleiros contratados pela franquia golpista para pregar o golpe no âmbito de um tal “Movimento Brasil Livre”.



Há, também, um tal de Marcelo Reis, de um grupo chamado “Revoltados On Line”. O Sujeito fez fortuna vendendo um kit golpista para os tarados que saíram por aí cometendo atentados fascistas.



O terceiro grupo que explorou fartamente o golpe e ganhou maior notoriedade é o “vem pra rua”, conduzido por um tal Marcelo Chequer, alguém que jamais chegaria ao nível de protagonismo que chegou se não fosse a multimilionária franquia do golpe.



Até hoje não se sabe OFICIALMENTE de onde vieram as dezenas e dezenas de milhões de reais que financiaram os golpistas. Essa é uma história que ainda será contada.

Mas a resposta será conhecida – ao menos extraoficialmente – a partir do momento em que o butim começar a ser distribuído de forma menos envergonhada – o que ocorrerá dentro de alguns meses.

Além dos vários grupos que exploraram o golpismo – há outros menos notórios, além dos supracitados –, ao longo da primeira e da segunda décadas do século XXI formou-se, também, um exército de comentaristas de grandes meios de comunicação cujo único propósito tem sido atacar os governos do PT e suas figuras de proa (Lula e Dilma).

Dos pistoleiros antipetistas incrustados na grande mídia há nomes que surgiram na era petista – a dita “molecadinha do golpe” – e outros que abandonaram os falsos escrúpulos e aderiram, os “golpistas veteranos”.





Entre os veteranos, há uma figura singular que, apesar de ter sido talvez quem mais ganhou com o arrivismo golpista e de ser um jornalista veterano, só alcançou alguma notoriedade ao se engajar na luta golpista que demorou 13 anos para ser vencida pelos autores.



Reinaldo Azevedo é o maior exemplo de arrivismo bem-sucedido. No fim do governo FHC, ele nada havia conseguido. Era um jornalista apagado que trabalhava em uma publicação malsucedida financiada pelo governo que terminava.

A revista Primeira Leitura era uma espécie de prima pobre da Veja. Foi fundada pelo ex-ministro de FHC Luiz Carlos Mendonça de Barros. Reinaldo Azevedo era o gerentinho de Mendonça de Barros. Entre suas atribuições estava a de liberar comentários de leitores no site da revista.



Como a Primeira Leitura dependia de dinheiro estatal, fechou logo após o PSDB deixar o poder. Espertalhão, Mendonça de Barros vendeu a revista para Azevedo e um outro tonto que trabalhava lá. Como é óbvio, ambos deram com os burros n’água.

Porém, os contatos de Azevedo com o PSDB lhe renderam espaço no então insipiente site da Veja – há cerca de 10 ou 11 anos. O novo modelo conhecido como “blog” teve em Azevedo um experimento que, assim como os blogs de esquerda, deu certo.

O “blogueiro” Reinaldo Azevedo fez sucesso. Tivemos contato durante muito tempo quando ele trabalhava na Primeira Leitura. Por isso posso afirmar que o “blogueiro” é um personagem diferente do original, com quem travava vários debates por e-mail – considero que venci discussões com ele todas as vezes em que debate houve.

Seja como for, esses pistoleiros antipetistas agora perdem importância. Ainda se aferram ao criticismo ao PT, mas o golpe que foi dado contra o partido torna obsoleta essa legião de agressores.

Há um excesso de pistoleiros da mídia ou grupos picaretas mobilizadores de incautos. Até há pouco, criar uma página no Facebook e começar a falar mal do PT rendia dinheiro e muita audiência. Era só investir um pouquinho com a publicidade daquela rede social e logo o sujeito estava ganhando rios de dinheiro vendendo bugigangas palpáveis ou ideológicas pregando o golpe. Mas não há mais lugar para tantos pilantras no novo cenário.

A partir de agora a mídia não precisa mais massacrar o PT. Aquela avalanche de pistoleiros malhando só o PT vai acabar pegando mal – menos na Veja, cuja única finalidade, hoje, é falar mal do PT e pelo menos por um tempo vai continuar na mesma toada.

Já os movimentos que “lutavam” pelo golpe, perderam a razão de existir. Só se quiserem criar um movimento cuja proposta seja queimar petistas numa fogueira…

O fato é que o aparato descomunal forjado contra o PT perdeu a razão de existir. Nem como oposição o PT poderá fazer muita coisa. Juntando PT, PC do B e PSOL, a esquerda não tem nem um terço do Congresso – tem cerca de ¼

Com esse contingente não dá para fazer oposição. Dá só para gritar. Temer tem a maior base aliada da história e a mídia, o Judiciário e o Ministério Público. Como se não bastasse, colocou o partido queridinho da mídia no governo, o PSDB. E mais: colocou Serra no seu governo, o fetiche político da mídia encarnado.

Para que manter uma estrutura tão cara para atacar o PT? Esses movimentos golpistas vão perder o financiamento e haverá um excesso de comentaristas antipetistas na mídia. Não haverá lugar para todos.

Quanto tempo irá demorar para as pessoas começarem a dizer: “Bom, mas o PT saiu. Vocês vão continuar colocando a culpa no partido, em Lula e Dilma até quando? Cadê a solução que vocês iam dar?”

Os golpistas regozijam-se com o fato de que governistas vão perder o emprego no governo e de que alguns veículos de mídia alternativa vão perder financiamento, mas o fato é que a derrubada de Dilma também vai gerar “desemprego” no exército golpista, que perdeu a razão de ser.

Claro que os golpistas irão distribuir cargos e benesses para os que considerarem que foram mais eficientes, mas serão apenas alguns poucos eleitos entre a imensa massa golpista que se formou para derrubar o governo democraticamente eleito de Dilma Rousseff.

Haverá muita briga na divisão desse butim.

*****

Ameaças

O Blog vem recebendo ameaças de corte de financiamento e até de violência física ou prisão. Os golpistas acreditam que instalaram uma ditadura e não se sabe até que ponto têm razão.

De todas as ameaças, a que segue abaixo é a mais interessante. Estou pensando em um mutirão para localizar esse indivíduo. Talvez com autorização judicial se consiga alguma coisa.

Reproduzo abaixo a mensagem e mais tarde voltaremos ao assunto.

6 comentários:

Unknown disse...

Miro você não está só. Pode ter certeza que existe centenas milhares ..com você nesta luta..ficaremos atento...

CANTEIRO DE IDEIAS disse...

Blog do Miro, Blog da Cidadania, O Cafezinho, DCM, O Escrevinhador, e tantos outros, contem conosco. Juntos faremos uma corrente para manter viva a chama da liberdade e da igualdade.

Nata Neumann disse...

Por favor, preciso de ajuda pra divulgar para as redes de comunicação.

ESTUDANTES PRESOS EM GUARULHOS DENUNCIAM AÇÃO DA POLÍCIA!
Na manhã de hoje, a D.E. Sul de Guarulhos também foi violentamente despejada sem mandado judicial pela Polícia Militar. Os estudantes foram levados para a 5ªDP da cidade.
Relato enviado à página:
"Na hora da invasão o choque ja entrou batendo nos escudos e em ponto de batalha. As mulheres presentes foram humilhadas, fomos levadas ao banheiro uma a uma e OBRIGADAS a retirar as roupas para "revista minusiosa" e ainda ouvir palavras de baixo calão dirigidas a nós, nos chamaram de vagabunda e outras coisas. Entre as pessoas presentes na ocupação foram relatados racismo e assedio sexual tambem. Temos advogados e alguns só foram liberados, mas ainda tem de 5 a 10 pessoas ainda dentro da delegacia, dois homens estao apreendidos"
Força, estudantes de Guarulhos!
‪#‎ForaPM‬

Alexandre Figueiredo disse...

A sociedade "revoltada" que se vestiu de verde e amarelo para pedir a saída de Dilma Rousseff acredita que terá um grande lucro com o "novo" governo. Não. Eles, na verdade, é que pagarão a conta pela festa, porque a turma do Temer estará ocupada transferindo todo o dinheiro para as grandes corporações. Aos "coxinhas", as migalhas!

Anônimo disse...

Essas figuras nesfastas envolvidos pelas trevas vão pagar caro pela suas próprias burrice.
Graça

Rogerio Fagundes disse...

Meu caro Miro, vou destoar um pouco de sua opinião. Apesar de concordar com a tese de que vários grupos de intervenção ideológica já não seriam tão necessário na atual relação de forças, outrossim, não dá para negar pelo conhecimento histórico que atuais e novos agrupamentos poderão vir a ser incentivados para dar conta do novo cenário de grandes distúrbios sociais. Grupos esses de intervenção terrorista mesmo, sem medo de exagerar no termo...