sábado, 3 de setembro de 2016

O ódio aos pobres nas redes sociais

Da revista Fórum:

A aversão que parte das elites brasileiras carrega contra pobres e contra as políticas sociais dos governos petistas que beneficiaram os menos favorecidos está sendo exposta de forma maciça no Twitter desde a manhã desta quinta-feira (1), um dia após a concretização do golpe parlamentar que destituiu a presidenta eleita Dilma Rousseff.

A hashtag #SomosTodosGolpistas, que surgiu como uma ironia, chegou ao 1º lugar dos Trending Topics da rede social com uma enxurrada de mensagens de ódio contra pobres e de cunho racista, machista, xenófobo e homofóbico.

“Quero ir num aeroporto brasileiro só pra ver pobre sendo barrado na entrada, pois com Temer pobre não anda de avião”, diz um Tweets entre outras centenas de outros que vão desde xingamentos a Dilma ou crítica a presença de negros nas universidades. A maior parte dos perfis que estão usando a tag são fake, assim como inúmeros perfis da direita que propagam esse mesmo tipo de discurso em outras redes sociais.

2 comentários:

Jansen Moreira disse...

Esses fascistas não são a maioria do povo brasileiro. Pobre e miseráveis compõem a maioria esmagadora da população. Parte significativa apoiou o golpe, seja porque opina favorável, assimilando o discurso adversário, seja pela omissão. Se ois mais interessados consentem com isso que está acontecendo e quando a gente vai fazer a luta política é reiteradamente ofendido, eu escrevo aqui do Nordeste e falo com pessoas que foram amplamente beneficiadas pelos programas sociais dos governos petistas e que estão ao lado desse discurso criminoso. Aqui entraremos no quinto ano consecutivo de seca. Nesse período não houve saque ao comércio, filas de indigentes circulando pelas ruas da cidade em busca de comida, reportagens do JN mostrando famílias comendo calango. Mas eles esqueceram disso. Os que ascenderam e passaram a ter uma melhor qualidade de vida, comprar um carro, casa, reformar sua casa, viajar de avião ou se omitiram ou apoiaram tudo isso aí. Então eu não sei porque devemos ficar lutando por quem acha que Dilma deveria mesmo sair. Eles têm que amargar as consequências, sentir outra vez na pele o drama da exclusão pra ver se disso aprendem alguma lição.

Don Manollo disse...

Realmente, Jansen, muitos que melhoraram de vida nos ultimos 10 anos fizeram eco ao fora Dilma. Pequenos comerciantes que cresceram nesse periodo do governo petista, aos montes reproduzem o discurso da direita e da midia manipuladora. Mal sabem eles o que lhes espera quando seus clientes, em geral gente que também ascendeu socialmente, voltar a miséria de antigamente e não tiver mais dinheiro para comprar o que, graças ao PT, agora ainda podem adquirir. Vai ser geral a quebradeira. Será que acordarão? Ou continuarão culpando o PT de tudo?