sábado, 26 de novembro de 2016

Roda Viva: Sai Chico Buarque, entra Temer!

Por Altamiro Borges

Valeu a pressão! A partir desta segunda-feira (28), a TV Cultura deixará de utilizar a famosa canção de Chico Buarque na abertura do programa Roda Vida – que já foi batizado, em função do seu servilismo ao tucanato e do seu golpismo, de “Roda Morta”. O movimento pela retirada da música, um dos símbolos da resistência à ditadura, foi deflagrado por grupos de cultura – com destaque para o coletivo “Jornalistas Livres” – após a bajuladora “entrevista” concedida pelo Judas Michel Temer. De imediato, ele contou com a adesão do artista, que manifestou o seu descontentamento com a linha editorial do programa da emissora pública de São Paulo, controlada com mãos de ferro pelo PSDB.

Na semana passada, Rodrigo Salinas, advogado do compositor e cantor, solicitou formalmente a interrupção do uso da trilha sonora. Ele deu um prazo de 48 horas para a emissora fornecer a autorização do uso da canção – já que Chico Buarque liberou de maneira informal a música ao amigo e produtor cultural Fernando Faro, falecido em abril passado. Diante do pedido, a direção da TV Cultura decidiu alterar a abertura do programa. A pressão pela mudança também contou com um abaixo-assinado virtual que teve mais de 2.200 adesões em curto espaço de tempo. Em março passado, o coerente artista já havia retirado a autorização para o uso das suas canções na peça teatral “Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos”, após o diretor Claudio Botelho chamar Lula e Dilma de “ladrões” em plena apresentação.

A direção da emissora tucana ainda não informou o que exibirá na abertura do “Roda Morta”. Ela até poderia convidar o decadente Lobão e a banda ultrajante do Roger. Ou exibir algumas cenas picantes do ator-pornô Alexandre Frota para elevar a audiência. Ou ainda declamar as “belas” poesias de Michel Temer. Afinal, é preciso bajular o usurpador. Na mesma semana em que o Judas concedeu a “entrevista” – se é que dá para chamar aquela bajulação chapa-branca, que enterra o jornalismo nativo, de entrevista –, o covil golpista sinalizou que o “Roda Morta” deverá voltar a ser retransmitido pela TV Brasil para todo o país. A informação foi dada por Mônica Bergamo, na Folha:

“A retransmissão do ‘Roda Viva’ com Michel Temer (PMDB) pela TV Brasil foi o ‘primeiro sinal’ da retomada da parceria com a TV Cultura, segundo o presidente da emissora paulista, Marcos Mendonça. O programa deixou a grade da TV do governo federal em 2014. Agora os canais discutem retomar o acordo e integrar uma rede pública de comunicação, diz Mendonça... A edição com o presidente, exibida no feriadão, teve 1,5 ponto de audiência e picos de 2, de acordo com a Cultura. A média costuma variar entre 0,7 e 2,2 pontos. ‘Foi excelente’, diz Mendonça, que rebate críticas à entrevista. Para ele, houve ‘variedade enorme’ de assuntos e bancada de entrevistadores diversa”.

Haja cinismo. De agora em diante, o “Roda Morta” não terá mais Chico Buarque. Em seu lugar, apenas os puxa-sacos de Michel Temer e do PSDB! E tudo com dinheiro público!

1 comentários:

Alexandre Figueiredo disse...

Mais uma do covil. A retomada da sigla do "movimento" dos tempos da ditadura militar.

E isso depois da queda de Geddel e com Jucá no comando. Vale escrever (não precisa manter essa mensagem, pode deletar).

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/11/1835924-pmdb-quer-mudar-de-nome-e-retomar-o-mdb-da-ditadura-militar.shtml