sábado, 31 de dezembro de 2016

Para "bebemorar" a passagem do ano

Por Apparício Torelly, o Barão de Itararé:

“Monólogo”

- Eu tinha doze garrafas de uísque na minha adega e minha mulher me disse para despejar todas na pia, porque se não...

- Assim seja! Seja feita a vossa vontade, disse eu, humildemente.

E comecei a desempenhar, com religiosa obediência, a minha ingrata tarefa.

- Tirei a rolha da primeira garrafa e despejei o seu conteúdo na pia, com exceção de um copo, que bebi.


- Extraí a rolha da segunda garrafa e procedi da mesma maneira, com exceção de um copo, que virei.

- Arranquei a rolha da terceira garrafa e despejei o uísque na pia, com exceção de um copo, que empinei.

- Puxei a pia da quarta rolha e despejei o copo na garrafa, que bebi.

- Apanhei a quinta rolha da pia, despejei o copo no resto e bebi a garrafa, por exceção.

- Agarrei o copo da sexta pia, puxei o uísque e bebi a garrafa, com exceção da rolha.

- Tirei a rolha seguinte, despejei a pia dentro da garrafa, arrolhei o copo e bebi por exceção.

- Quando esvaziei todas as garrafas, menos duas, que escondi atrás do banheiro, para lavar a boca amanhã cedo, resolvi conferir o serviço que tinha feito, de acordo com as ordens da minha mulher, a quem não gosto de contrariar, pelo mau gênio que tem.

- Segurei então a casa com uma mão e com a outra contei direitinho as garrafas, rolhas, copos e pias, que eram exatamente trinta e nove. Quando a casa passou mais uma vez pela minha frente, aproveitei para recontar tudo e deu noventa e três, o que confere, já que todas as coisas no momento estão ao contrário.

- Para maior segurança, vou conferir tudo mais uma vez, contando todas as pias, rolhas, banheiros, copos, casas e garrafas, menos aquelas duas que escondi e acho que não vão chegar até amanhã, porque estou com uma sede louca!

3 comentários:

Pregopontocom Tudo disse...

Beber pra ver o mundo girar,é que nem esperar o "buzu" no ponto,e só aguardar que uma hora a casa passa e agente pula pra dentro.................kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....FELIZ ANO NOVO vamos torcendo pra que assim seja.............rrrrrrrrrrsssssssss

Renata disse...

Que ótimo! rs

Lázaro Ferreira Rodrigues disse...

Artigo

*Por: Lázaro Ferreira Rodrigues

lazarobolchevique@gmail.com - sítioweb: www.brasilreformasdebase.org



O ano de 2017 ( confronto: golpe x resistência popular )

Outubro de 2016 consumou um golpe de estado no Brasil. Foi um processo relativamente longo, teve antes, a orientação do imperialismo yanke assim como foi no golpe de 1964. Internamente, o golpe foi levado adiante por um consócio financeiro-midiático e judicial.
A luta e a resistência ao golpe, tem passado por sucessivas etapas, iniciou no começo de 2015 e em 2017 ganhará novos contornos em seu avanço e resistência contra o golpe e governo golpista. O pacote econômico-político-social de maldades dos golpistas e corruptos; tende a mostrar seus danosos efeitos em tempo breve.
Do ponto de vista, da luta de resistência, do campo popular-democrático-desenvolvimentista; a principal prioridade de momento é a defesa da democracia e Diretas Já. E a partir da conquista das Diretas Já, estabelecermos os objetivos políticos estratégicos para efetivar uma Frente Ampla capaz de derrotar o projeto neoliberal e efetivar um novo projeto nacional de desenvolvimento. É preciso fundamentalmente, não só eleger um (a) presidente (a), mas igualmente colocar como objetivo político estratégico fazer uma ampla maioria no congresso nas duas casas (camara e senado).


Questões políticas estratégicas de curto prazo
Nesse obscuro cenário de golpe, o campo popular-democrático, não pode nem deve fazer do debate amplo, bem como, da auto-crítica e análises reflexivas instrumentos de paralisia da luta de resistência. Auto-crítica e reflexão, deve caminhar junto com ação e atitude política concretas. É preciso refletir e agir ao mesmo tempo. Combinar reflexão e auto-crítica com ações políticas concretas e bem planejadas.

A luta de massas educa o proletariado
O consórcio financeiro-midiático-judicial golpista, ao configurar e consumar o golpe de estado; gerou de imediato a sua antítese, ou seja, gerou uma intensa luta de resistência no campo popular e democrático contra o golpe. Gerou todo um movimento de negação e oposição ao poder golpista. A luta de massas educa o proletriado. A luta de resistência popular e democrática iniciada no começo de 2015, e que passou por sucessivas etapas, tende a avançar em intensidade, qualidade e quantidade. Ao longo de todo esse processo, obtivemos um acúmulo de força considerável, que abre boas perspectivas para a luta de massas e o o campo democrático e popular.

Luta de resistência, acúmulo de forças e educação
Dessa luta contra o golpe, obtivemos rica experiência e ganho político para as lutas de massas. Formas e experiências novas emergiram no calor das lutas; as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo deram dimensão orgânica a luta de massas. UNE e UBES, realizam experiências novas e mobilizadoras. Um conjunto de coletivos populares de diversas áreas da sociedade se mobilizam e protagonizam lutas anti-golpe; a intelectualidade progressistas se mobiliza e ganha forma orgânica com o Fórum XXI. Esses são alguns exmplos da importância da educação de massas na luta concreta contra o golpe. Também a arte e cultura foram ricas experiêcias para a resistência popular.

Os tres objetivos políticos estratégicos de curtíssimo prazo.
Muito se debate sobre: unidade da esquerda, frente ampla e novo projeto de desenvolvimento. Antes porém, é preciso refletir sobre tres objetivos políticos estratégicos de curtíssimo prazo, são eles:
a) Fora Temer / Diretas Já;
b) Eleger presidente (a) popular;
c) Fazer maioria parlamentar no congresso nacional

A grande política e a frente ampla
As centrais sindicais, as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, o MST, MTST, FLM, Conam e Contag, UNE, ANPG e UBES são os eixos de massas para essa frente ampla. Para citar apenas algumas das mais destacadas lideranças políticas do campo popular cito: Lula, Dilma, Flávio Dino, Ciro Gomes, Roberto Requião, Luiza Erundina, Roberto Amaral e Fernando Haddad. Tomado em conjunto, aí está o eixo fundamental para a frente ampla.