quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Eleição no Equador e o ciclo progressista

Foto: Andes
Por Mariana Serafini, no site Vermelho:

Faltam apenas dez dias para o primeiro turno das eleições presidenciais do Equador. Às vésperas da votação, cinco institutos de pesquisa locais apontam vitória do candidato Lenín Moreno, ex-vice-presidente e sucessor de Rafael Correa. Se a população escolher a continuidade da Revolução Cidadã, pode ser um marco de renovação do ciclo progressista em toda a América Latina.

O Centro de Investigações e Estudos Especializados mostra Lenín Moreno (Aliança País) com 43% das intenções de voto; em segundo lugar o banqueiro, defensor de um programa neoliberal, Guillermo Lasso (Creo) com 21%; em terceiro está Cynthia Viteri, do Partido Social Cristão, com 12,6%; Paco Mocayo, do Acordo Nacional, tem apenas 4%, Washington Pesántez (União Equatoriana) e Patricio Zuquilanda (Sociedade Patriótica) figuram no quadro com 1%.

Esta será a última pesquisa divulgada no país porque, de acordo com o regulamento eleitoral, as estimativas de votação só podem ser feitas até dez dias antes da eleição.

Analistas e especialistas em política internacional encaram a disputa no Equador como um termômetro para o quadro político na América Latina. Isso porque é a primeira vez, em dez anos, que Rafael Correa não será candidato, mas tenta eleger seu sucessor, Lenín Moreno.

A vitória de Moreno representaria uma continuidade do ciclo progressista no continente, que atualmente está ameaçado, depois da vitória de Mauricio Macri na Argentina em 2015 e o golpe de Estado no Brasil, em 2016.

Já a vitória de um dos candidatos neoliberais que lideram o segundo e o terceiro lugar nas pesquisas, Guillermo Lasso e Cynthia Viteri, poderia indicar um avanço da política voltada ao mercado, como tem acontecido na Argentina e no Brasil.

Para o economista espanhol Alfrendo Serrano Mancilla, “a disputa no Equador está além das eleições entre dois modelos completamente distintos para o país. Desta vez, diante da ausência de Rafael Correa como candidato presidencial, também está em jogo a capacidade da esquerda de construir sucessores e [novas] lideranças”.

Ao longo de um ano de governo neoliberal na Argentina, o país enfrenta a maior onda de desemprego da década, reajustes e medidas antipopulares afetaram diretamente a vida dos trabalhadores, que perderam mais de 30% do poder de compra do salário mínimo. O governo Macri é alvo de críticas diariamente.

No Brasil, a gestão de Michel Temer ameaça a população mais pobre com medidas que significam retrocessos em questões vencidas há décadas, como é o caso da reforma da Previdência, apresentada pelo presidente, a flexibilização de direitos trabalhistas e enfraquecimento do Estado.

Estas mudanças drásticas em dois países que obtiveram avanços importantes nos últimos anos com governos progressistas podem refletir na escolha dos cidadãos equatorianos, visto que o projeto apresentado pelo principal concorrente, Lasso, segue nesta mesma linha.

Vale lembrar que, desde o início do “ciclo progressista” no continente, com a vitória de Hugo Chávez em 1996, na Venezuela, a direita teve apenas duas vitórias relevantes: Mauricio Macri na Argentina e maioria parlamentar durante a gestão de Nicolás Maduro.

No entanto, a ofensiva da direita é crescente. Em 2016 houve dezenas de tentativas de desestabilização do governo eleito na Venezuela, na Bolívia e no próprio Equador. A mais grave de todas, obviamente, foi consumada com o golpe no Brasil.

Diante deste cenário, a disputa no Equador pode ser um marco da continuidade do ciclo progressista, ou do fortalecimento da direita. Se as pesquisas estiverem certas, a primeira opção será a escolhida, mas só quem pode confirmar esta hipótese são os equatorianos que irão às urnas no próximo dia 19.

1 comentários:

RLocatelli Digital disse...

Esperemos que o Equador dê continuidade ao ciclo progressista. No entanto, o avanço da direita no Continente (e no mundo) exige que avancemos mais rumo a outro sistema econômico. Até agora, os governos de centroesquerda se mantiveram nos marcos do capitalismo. Isso agora é cada vez menos possível.