quarta-feira, 22 de março de 2017

Moro comete mais um crime internacional

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

O juiz Sergio Moro, ao ordenar o sequestro e prisão do jornalista e blogueiro Eduardo Guimarães, mesmo que por algumas horas, e a apreensão de seus equipamentos eletrônicos, impedindo-o de trabalhar, cometeu um grave crime contra os direitos humanos, contra a liberdade de expressão e de imprensa, e contra a democracia no Brasil.

É mais um crime internacional de Sergio Moro, de uma longa lista de atentados que o presidente Lula já protocolou na ONU.

Condução coercitiva ilegal é eufemismo para sequestro-relâmpago seguido de prisão.

Imaginem se um juiz mais ou menos identificado com o campo progressista ordenasse o sequestro de Ricardo Noblat, blogueiro da Globo, e apreensão de todos os seus equipamentos eletrônicos, usando como justificativa a publicação de um “vazamento”?

Haveria gritaria em todo o planeta contra o fim da democracia no Brasil.

Qual foi a razão da violência contra Eduardo Guimarães? Divulgou uma informação que recebeu de uma fonte. Fez o que todo jornalista faz, no mundo inteiro, com a diferença de que, no Brasil, a grande imprensa faz jorrar vazamentos diariamente, com a cumplicidade da própria Lava Jato.

No domingo, a ombudsman da Folha confessou que a Procuradoria Geral da República fez uma “coletiva em off”, ou seja, vazou informações sigilosas à meia dúzia de veículos, com objetivo de manter a narrativa sob controle.

O sequestro de Eduardo Guimarães é mais um caso para ser levado à Organização das Nações Unidas (ONU), e para as organizações internacionais.

Agora Sergio Moro se deu mal.

A decisão mostra um magistrado completamente desequilibrado. Ela acontece dias depois do juíz aparecer no Facebook, desesperado, implorando “apoio” da população: no vídeo, ele demonstra visível desequilíbrio emocional ao agradecer ao apoio da “totalidade” da população. Milhares de internautas lhe criticaram e ele mandou apagar todas as críticas. Deixou só os elogios.

O apoio da Globo e a vitória do golpe subiram à cabeça de Sergio Moro.

A grande mídia também está numa sinuca de bico. Se ficar quieta, está abrindo caminho para violências contra sua própria liberdade, contra si mesma.

A democracia brasileira precisa ser restaurada e os delinquentes que tentam assassiná-la, como esses juízes que não respeitam a lei, precisam ser punidos.

Sei que é utopia pensar que isso é possível no Brasil de hoje.

Que fique, porém, o recado à história, aos brasileiros do futuro e ao mundo inteiro.

Façam leis para punir juízes que violentam a democracia, a liberdade e a Constituição de seu país.

Eles são muito piores do que bandidos, porque eles roubam o que nos é mais precioso: a liberdade.

0 comentários: