quarta-feira, 10 de maio de 2017

Moro vazou informações para a Globo?

Curitiba, 10/5/17. Foto: Mídia Ninja
Por Altamiro Borges

Vários internautas ficaram revoltados com a cobertura da GloboNews do depoimento desta quarta-feira (10) do ex-presidente Lula ao "justiceiro" Sergio Moro, em Curitiba. A emissora por assinatura, que pertence à famiglia Marinho, deu detalhes da audiência, sempre tentando satanizar o líder petista. O motivo da indignação é que o próprio "juiz" - se o algoz ainda merece este título - proibiu qualquer imagem da sessão. À defesa do ex-presidente foi negado o pedido para gravar o depoimento. Sergio Moro também ordenou que os celulares fossem retidos e só permitiu o acesso ao local de promotores e advogados. Diante de tanta cautela, como os repórteres da Globo tiveram acesso aos detalhes sobre o depoimento? O falso juiz, com sua obsessão doentia contra Lula, vazou as informações?

O site Nocaute, editado pelo jornalista Fernando Morais, foi um dos primeiros a protestar contra o aparente crime. "O juiz Sérgio Moro, num de seus surtos de fanfarronice, afirmou que proibiria o uso de celulares durante o interrogatório de Lula para evitar vazamentos seletivos. Aí vem a Globo e dá detalhes do que está acontecendo dentro da sala onde se encontram apenas Lula, Moro, os promotores e os advogados de defesa do interrogado. Ora, se os advogados de Lula jamais vazariam o que quer que fosse para a Globo, quem terá passado esses dados para os Marinho? Será que tem alguém substituindo o 'japonês bonzinho, que vende informações para a imprensa'?. Responde, meritíssimo!".

Ao mesmo tempo em que vazou informações, a GloboNews evitou dar qualquer destaque às milhares de pessoas que foram a Curitiba para manifestar a sua solidariedade ao ex-presidente. O jornalista Fernando Brito, do blog Tijolaço, acompanhou a cobertura da emissora global e constatou a descarada manipulação. Vale conferir:

*****

Assisto, há quase duas horas, a Globonews.

Nem mesmo por um segundo apareceu a imensa manifestação em favor de Lula.

Só polícia, polícia e mais polícia, além de repetições cansativas dos “crimes” de que Lula é acusado.

33 anos depois das Diretas-Já, o império Globo volta a fazer a manipulação da invisibilidade das manifestações.

Um completo contraste com as extintas manifestações “coxinhas”, que ocupavam o dia inteiro nas telinhas.

A Globo é inimiga da realidade, mas a realidade, como se sabe, não é fácil de ser vencida, por ser teimosa e, sobretudo, contagiosa.

Infelizmente, a dignidade profissional no jornalismo é artigo quase extinto e, também nos outros sites, vê-se que qualquer alucinado pró-Moro tem espaços e destaque maior.

Nem mesmo algum esforço para apurar quem paga os caros outdoors de provocação espalhados em Curitiba.

O chicotinho do general Newton Cruz, famoso na votação das diretas, não faria melhor.

*****

Leia também:

Ápice fascista: Moro vai prender Lula?

A Globo vai demitir o "juiz" Sergio Moro?

Ecos de Curitiba serão ouvidos no Judiciário

A imprensa brasileira e o controle social

Criticado por aliados, Moro tenta sobreviver

O mico do ato de apoio a Moro em Curitiba

2 comentários:

Anônimo disse...

Hoje nos sites ligados à globo, NENHUMA notícia sobre o depoimento, permitia comentários ...olhei todas...covardes

Anônimo disse...

Os procuradores vazaram pelos laptops. No primeiro video, um advogado alerta o juiz que ele confiscou os celulares mas não os laptops dos procuradores. Foi por lá que vazou