quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Oposição denuncia novo golpe do STF

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Olha como são as coisas.

1) O ministro do STF, Teori Zavaski, morre num acidente misterioso.

2) A morte de Teori é muito oportuna para o grupo de Temer e Aécio Neves, que imediatamente nomeia um novo ministro, Alexandre de Moraes, um tucano de longa data.

3) Alexandre de Moraes, assim como Gilmar Mendes, outro ministro tucano, concentram em si todos os processos envolvendo políticos do PSDB.

4) Moraes é “sorteado” para ser o relator de uma ação popular que pede a anulação do impeachment.

5) Moraes autoriza que o Senado faça condução coercitiva até Brasília do curador do Queer Museu, atendendo a demanda de setores reacionários da sociedade.

6) Moraes trabalha, junto ao STF, para que o congresso tenha poderes para mudar o sistema político do país, de presidencialismo para parlamentarismo, beneficiando os mesmos grupos políticos e financeiros que articularem o golpe de 2016.

Seria o segundo golpe de Estado, em pouco mais de um ano, chancelado ou mesmo apoiado pelo STF.

*****

Nota dos partidos políticos em defesa da democracia e da soberania popular

1) A repentina inclusão, na pauta do STF, de uma ação para definir se o Congresso tem poderes para adotar o sistema parlamentarista, sem consultar a população em plebiscito, é o primeiro passo de mais um golpe contra a democracia e a soberania popular no país.

2) Trata-se de um movimento acintosamente estimulado pelo governo golpista, para impedir que um presidente legitimamente eleito pelo povo assuma o governo com os plenos poderes previstos na Constituição, como foi decidido duas vezes em plebiscitos nacionais (1963 e 1993).

3) Cientes de que não conseguirão se manter pelo voto popular, as forças que sustentam o governo golpista pretendem evitar, a qualquer custo, a retomada do processo democrático, para continuar implementando sua agenda de retrocessos, de retirada de direitos e de entrega do patrimônio nacional.

4) É urgente denunciar e enfrentar mais este golpe, motivo pelo qual nossos partidos constituem uma Frente em Defesa da Democracia, com o objetivo de garantir eleições livres e democráticas, com a participação de todas as forças políticas.

5) Quem propõe a mudança do sistema de governo tem de enfrentar esse debate com o povo, por meio de plebiscito, e não por conchavos políticos e manobras judiciais.

6) Só por meio de eleições livres e democráticas teremos um governo com a necessária legitimidade para superar a grave crise econômica, social e política em que o país se encontra, retomar o desenvolvimento com justiça social, a geração de empregos e a defesa do patrimônio nacional.

- Carlos Lupi, presidente nacional do PDT
- Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB
- Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT
- Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB

0 comentários: