segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Torcida protesta contra "Globo corrupta"

Do site Vermelho:

Torcedores do Atlético Mineiro protestaram contra a Rede Globo na última rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo (3). Uma faixa com os dizeres "Globo corrupta pagou propina no futebol" foi erguida no Estádio Independência, em Belo Horizonte, durante partida disputada contra o Grêmio, que terminou com vitória por 4 a 3 para o time mineiro.

O protesto faz menção às mais recentes denúncias envolvendo a emissora, que teria participado de um esquema de pagamento de propinas para obter apoio e conseguir direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030.

A revelação foi feita pelo empresário argentino Alejandro Burzaco, ex-executivo da empresa Torneos y Competencias, em depoimentos nos dias 14 e 15 de novembro, ao Tribunal do Brooklin, em Nova York, no julgamento do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin. A Globo foi citada junto com a mexicana Televisa. Juntas, elas teriam desembolsado 15 milhões de dólares, parte dos quais pagos a Julio Grondona, presidente da Federação Argentina de Futebol por 30 anos. As copas Libertadores e Sul-Americana também faziam parte do “pacote”, segundo Burzaco.

Na semana passada, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado aprovou requerimento de Lindbergh Farias (PT-RJ) para a realização de uma audiência pública sobre as denúncias envolvendo a emissora. Dias antes, PT, PDT e Psol também apresentaram representação contra a Rede Globo junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

Além da faixa, os torcedores também distribuíram panfleto em que atribuem à emissora a responsabilidade exclusiva pelos jogos que vão até de madrugada, em dias de semana. “Por que vocês acham que os jogos são às 10:00 da noite? Para dar tempo de passar o Jornal Nacional e a novela das 9”, destaca. O texto lembra também que a Globo implodiu o Clube dos 13, para impedir qualquer obstáculo a seus projetos no futebol. É o mesmo rolo da Fifa. Para a emissora, é mais fácil pagar propina a negociar com uma entidade representativa dos clubes. “E aqui, até quando vai continuar o silêncio sobre os rolos da Globo?”, questionam.

Confira o vídeo [aqui].

0 comentários: