domingo, 14 de janeiro de 2018

Band segue sacaneando os jornalistas

Por Altamiro Borges

O clima anda carregado nas redações do Grupo Band. O plano de demissões em massa da empresa, anunciado no início deste ano, segue fazendo vítimas e da forma mais cruel possível. Segundo postagem de Flávio Ricco no site UOL, “o repórter esportivo Gustavo Berton também entrou na lista de cortes da Bandeirantes e tomou conhecimento disso de uma maneira inusitada, deselegante até. Na terça-feira (10), ele participou normalmente de ‘Os Donos da Bola’, na hora do almoço. Ao término do programa, ele foi informado da sua demissão na porta do estúdio. Que hora, hein? E que lugar”.

Em outra notinha, o mesmo Flávio Ricco informa que o império decadente da famiglia Saad tem chamado seus correspondentes estrangeiros de volta ao país. “A competente Sonia Blota, que por muitos anos serviu como correspondente da Band na Europa, com base em Paris, está voltando para o Brasil. E irá se integrar imediatamente à equipe daqui. Com sua volta, o jornalismo da Band passará a contar com Felipe Kieling como seu único correspondente europeu... Murilo Borges, nos Estados Unidos, como outro caso, já foi informado para retornar imediatamente ao Brasil... Essas mudanças são mais um reflexo da crise pela qual atravessa o Grupo Band, que retomou na semana passada um processo de demissões em massa”.

A crise que atinge a Band – e outras emissoras de televisão do país – decorre de inúmeros fatores: incompetência gerencial das famiglias que administram estes feudos, explosão da internet, perda de credibilidade e estagnação da economia brasileira. Isto não significa que seus donos estejam mais pobres. Eles continuam a figurar nas listas dos maiores ricaços do Brasil e vivem esbanjando suas fortunas. Quem sofre com estas dificuldades são os funcionários, inclusive aqueles jornalistas que não admitem pertencer a classe dos trabalhadores e que ainda chamam os patrões de companheiro.

*****

Leia também:

Band demite 300. E tem mais facão!

- Falências e cortes. Crise na mídia é grave

- Racismo e estímulo ao ódio na Band

- Band punida por precarizar trabalho

- Porque Barbara Gancia foi demitida da Band

- “Pânico na Band” não faz piada com seu fim

- Band mata o 'CQC' e demite equipe

- Band “estuprou” Rafinha Bastos

- Jornal da Band e a âncora bilionária

- Band ataca MST e Tarso Genro

- Jornalismo de esgoto da Band da Bahia

1 comentários:

Henrique de Oliveira disse...

Espero que entre nessa onda de demissões Datena e Neto o craque que quase não tem titulo nenhum.