quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Jornais somem com o povo na capa

Do blog Viomundo:

A reportagem do Viomundo passou ontem pela avenida Paulista e, às 18h30, constatou que eram, quando muito, 100 pessoas se manifestando pela prisão do ex-presidente Lula. Um número que pode ter crescido depois.

Enquanto isso, milhares e milhares estavam nas ruas de Porto Alegre.

O Viomundo constatou que havia fotógrafos e equipes de TVs na Paulista. Opinamos que se tratava de produzir a chamada ‘falsa equivalência’, ou seja, tentar demonstrar que o apoio à condenação de Lula é equivalente à oposição, ao menos nas ruas.

Estamos na idade das imagens, quando as pessoas prestam muito mais atenção às fotos ou vídeos do que às próprias manchetes.

Só isso explica as capas dos principais jornais de hoje, com os requintes de crueldade de O Globo e o Estadão enfatizando com uma foto enganadora o protesto na Paulista, em que os manifestantes aparecem desfocados ao fundo.




Para completar, a Band News antecipou o resultado do julgamento do recurso, 3 a 0 - antes mesmo do primeiro voto.


É por isso que Lula, ontem, afirmou em seu discurso: “Tenho pena dos jornalistas que trabalham no Brasil. Saem pra cobrir uma matéria sob ordens do editor. E ai dele se não cumprir”.





1 comentários:

Eliseu Leão disse...

''il Manifesto'' jornal italiano que se faz passar de esquerda, publicou hoje, dia 25, na edição impressa, um artigo onde comparece em primeiro plano um militante com a mascara do Moro e um cartaz com a imagem do boneco ''Lula'', no fundo nota-se outros militantes anti-Lula com o verde e amarelo. A impressão é de uma multidão de manifestantes apoiando a condenação do Lula. A jornalista Claudia Fanti nem sequer citou no texto a maré humana de apoio a Lula em Porto Alegre e em todo o Brasil.