sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Reter passaporte de Lula viola direitos

Da Rede Brasil Atual:

O PT e a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgaram notas públicas posicionando-se sobre o impedimento de Lula de participar de um debate na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, sobre ações de combate à fome da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), durante cúpula da União Africana a convite da União Africana. Ele embarcaria hoje (26).

A decisão do juiz da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, Ricardo Leite, não tem relação com o julgamento em segunda instância do processo do chamado triplex do Guarujá, que na quarta-feira (24) confirmou sentença anterior de Sérgio Moro, no âmbito da Operação Lava Jato. O compromisso de Lula naquele país africando já era conhecido anteriormente. "Por lealdade processual, a realização da viagem foi oficialmente informada pela defesa de Lula ao Tribunal Regional Federal da 4a. Região, antes do julgamento do recurso contra a sentença da Lava Jato", destaca o PT, em sua nota.

O juiz do DF acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF) local relativo a uma ação penal que da aquisição pelo governo federal de aviões caças da Suécia – ação que corre na 10ª Vara Federal.

O PT lembra também que Ricardo Leite teve seu cargo questionado pelo Ministério Público, por sua conduta favorável a investigados na Operação Zelotes, da Polícia Federal, que investiga esquema de corrupção dentro do Ministério da Fazenda, que agiria para livrar grandes devedores da União de autuações e multas. "O mesmo juiz Ricardo Leite já teve seu afastamento solicitado pelo Ministério Público por ter negado todos os pedidos de prisão dos investigados na Operação Zelotes, além de suspender escuta telefônica e não autorizar busca e apreensões dos supostos envolvidos no esquema", segue o comunicado.

O partido e a defesa, que expressou "grande estarrecimento", mostram indignação pela decisão de confiscar o passaporte de Lula. "O sr. Ricardo Leite (...) intrometeu-se no assunto de forma descabida, extemporânea e injustificável. Cerceou o direito de ir e vir de Lula a poucas horas do embarque, provocando mais um constrangimento internacional para o nosso país", completa o PT.

"O juiz fundamentou a decisão em processo que não está sob sua jurisdição — a apelação relativa ao chamado caso do tríplex, que foi julgado ontem pelo Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4)", afirma o advogado Cristiano Zanin.

Ricardo Leite é o mesmo magistrado que, no ano passado, decretou a suspensão das atividades do Instituto Lula, mas momentos depois foi desautorizado pelo Tribunal Federal da 1ª Região.

Leia a seguir as notas na íntegra:

*****

Juiz suspeito persegue Lula e cria vexame internacional

Em mais um episódio da odiosa perseguição judicial ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz midiático da 10a. Vara Federal do Distrito Federal, Ricardo Leite, determinou hoje (25/01) a apreensão do passaporte de Lula.
Este injustificável cerceamento de direitos impedirá o ex-presidente de participar, a convite da União Africana, da reunião de alto nível sobre o combate à fome em Adis-Abeba, na Etiópia.
Embora a imprensa brasileira ignore este fato, a experiência do Brasil no combate à fome e à pobreza nos governos do PT é tomada como exemplo pelos países africanos e de outros continentes. Há 5 anos o Instituto Lula selou uma importante parceria com a União Africana e a FAO/ONU, para o desenvolvimento de políticas sociais e programas contra a fome naquele continente.
Lula embarcaria para Adis-Abeba em voo de carreira, à 1h desta sexta, com retorno marcado para domingo. Por lealdade processual, a realização da viagem foi oficialmente informada pela defesa de Lula ao Tribunal Regional Federal da 4a. Região, antes do julgamento do recurso contra a sentença da Lava Jato.
O sr. Ricardo Leite, que por seus muitos erros já teve seu afastamento solicitado pelo Ministério Público, intrometeu-se no assunto de forma descabida, extemporânea e injustificável. Cerceou o direito de ir e vir de Lula a poucas horas do embarque, provocando mais um constrangimento internacional para o nosso país.
Não é a primeira vez que o sr. Ricardo Leite adota decisões descabeladas que lhe rendem holofotes mas envergonham o Judiciário. Em maio de 2016, ele decretou a suspensão das atividades do Instituto Lula, sem base na lei ou nos fatos, e foi rapidamente desautorizado pelo Tribunal Federal da 1a. região.
Provocações como essa não vão nos intimidar. O PT e Lula seguirão firmes na luta contra a fome, no Brasil e no mundo, e na defesa dos direitos da cidadania.
São Paulo, 25 de janeiro de 2018 - Partido dos Trabalhadores.

*****

Com grande estarrecimento recebemos a notícia de uma decisão proferida pelo juízo da 10ª. Vara Federal de Brasília que proibiu o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de deixar o País e determinou a apreensão do seu passaporte.
O juiz fundamentou a decisão em processo que não está sob sua jurisdição - a apelação relativa ao chamado caso do tríplex, que foi julgado ontem pelo Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4).

O TRF4 havia sido informado sobre a viagem e não opôs qualquer restrição.
O ex-Presidente Lula tem assegurado pela Constituição Federal o direito de ir e vir (CF, art. 5º, XV), o qual somente pode ser restringido na hipótese de decisão condenatória transitada em julgado, da qual não caiba qualquer recurso, o que não existe e acreditamos que não existirá porque ele não praticou qualquer crime.
O Brasil apresentou defesa perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU afirma do que não restrição ao direito do ex-Presidente de viajar ao exterior. A decisão hoje proferida reforça as violações a garantias fundamentais do ex-Presidente, tal como exposto no comunicado feito em 28/07/2016 àquela instância internacional.
Lula foi convidado pela União Africana a participar de um encontro com líderes mundiais para fazer um balanço de um encontro ocorrido há 5 anos para tratar do problema da fome na África. Já havia informado à Justiça seu retorno no dia 29/01.
O passaporte do ex-Presidente Lula será entregue à Polícia Federal amanhã, sem prejuízo das medidas cabíveis para reparar essa indevida restrição ao seu direito de ir e vir.
Cristiano Zanin Martins

2 comentários:

Desespero disse...

O PROBLEMA E EXATAMENTE ESSE ENQUANTO A ESQUERDA E OS PROGRESSTAS SAO SEMPRE LEAL A DIREITA FACISTA FAZ DO JEITO QUE ELA ACHA CONVENIENTE PRECISAMOS APRENDER TRATA LOS COMO DEVE SER

oarruda10@gmail.com disse...

Esse é mais um que quer aproveitar o momento e aparecer. Parede que esta conseguindo.