segunda-feira, 23 de julho de 2018

Um ano da morte de Marco Aurélio Garcia

Por Luiz Inácio Lula da Silva, no site da Fundação Perseu Abramo:

Marco Aurélio Garcia faleceu no dia 20 de julho de 2017, vítima de um infarto fulminante aos 76 anos de idade. Ele foi presidente nacional e secretário de Relações Internacionais do PT, sendo uma figura especial na construção do partido no decorrer de sua história. Também foi secretário municipal de Cultura de Campinas (1989-1990) e São Paulo (2001-2002).

Durante 13 anos, ocupou o cargo de assessor especial para Assuntos Internacionais dos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Um ano após sua morte, divulgamos uma mensagem do ex-presidente Lula, que abre o livro “A opção Sul Americana”, recém-publicado pela Fundação Perseu Abramo.

“Marco Aurélio faz uma falta tremenda aos seus amigos, ao Brasil e a toda a América Latina. Ele foi uma grande figura humana e política, dessas realmente inesquecíveis. Sempre admirei a sua inteligência, o seu compromisso com a democracia e a justiça social e a sua enorme capacidade de trabalho.

Sem falar no bom humor e na ironia contagiantes que eram a sua marca registrada. Tenho orgulho de ter contado com a parceria do nosso querido MAG no Governo Federal. Ele contribuiu de modo extraordinário para muitas de nossas conquistas, tanto internas como externas. E foi um dos principais construtores do verdadeiro salto histórico que a América Latina deu na última década, em termos de desenvolvimento, igualdade social e luta por um mundo de paz e cooperação.

Agora que Marco Aurélio não está mais fisicamente entre nós, a melhor forma de demonstrar a nossa saudade e o nosso carinho é continuar lutando cada vez com mais vigor, com toda a nossa alma, por um Brasil livre, soberano e justo. E por uma América Latina de progresso e equidade.

Curitiba, julho de 2018

0 comentários: