domingo, 2 de setembro de 2018

Argentina afunda com a direita no poder

Por Martín Fernández Lorenzo, no blog Socialista Morena:

A Argentina já superou a mera crise econômica e foi para o estágio do abismo em queda livre. Ninguém sabe como isso vai acabar, mas o que todos concordamos é que a realidade do país é financeiramente desastrosa e à beira do colapso. A primeira verdade que o direitista Mauricio Macri disse depois de dois anos e meio de um ajuste brutal e repetido, onde os argentinos perderam 50% do poder adquirido, é que agora chegam os meses mais difíceis. Aterrorizante. Pior do que já está?

Nesta quarta-feira, o presidente divulgou uma mensagem de dois minutos onde comunica que pediu um adiantamento ao FMI para “acalmar os mercados”. “Sei que estas situações tormentosas geram angústias e preocupação em muitos de vocês, sei e entendo. Mas saibam que estou tomando todas as decisões necessárias para cuidar disso. Estamos fazendo tudo o que está a nosso alcance para seguir em frente”, disse Macri.

A resposta dos mercados foi o dólar continuar disparando: um dólar vale hoje quase 35 pesos. Na época de Cristina Kirchner, valia 9,75 pesos, um aumento de 250% desde que Macri assumiu. As ações de empresas argentinas na Bolsa de Nova York despencaram e o risco-país ultrapassou os 700 pontos. Para se ter uma ideia, no Brasil, quando a tensão pré-impeachment alcançou seu auge, o risco-país atingiu 505 pontos.

A queda recorde da atividade econômica, que em maio foi de 5/8%, foi superada pela de junho, que desceu ainda mais: 6,7%. Julho não será exceção. Se, poucos meses atrás, o argentino médio não conseguia chegar ao final do mês por causa das altas taxas, dos aluguéis e despesas que subiram em apenas 32 meses para valores insanos, atualmente a renda das famílias não consegue passar da primeira quinzena.

A mídia comercial tenta maquiar a realidade argentina com sugestões para “driblar” a crise. O “diário oficial” de Macri, o Clarín, promove como tendência entre as crianças o aluguel de brinquedos. O portal Infobae dá “dicas” sobre como gastar menos gás (como não “exagerar” em abrir as janelas para não prejudicar a calefação) e fazer compras menores ou “inteligentes” para economizar. O La Nacion aconselha menos compras e costurar suas próprias roupas. O canal chapa-branca El Trece bateu todos os recordes ao ensinar as pessoas como reaproveitar o pão duro.

O pão é um dos itens cujo preço mais subiu, graças ao aumento absurdo no preço da farinha de trigo. O saco de 50 quilos de farinha subiu 188% em quatro meses: em fevereiro, custava 250 pesos e agora está sendo vendido a 720 pesos, superando os preços internacionais. A inflação projetada para o ano foi de 15,7%, em 7 meses chegou a 19,6%. Somente a Venezuela, o Sudão do Sul e o Sudão superam a Argentina em países com mais inflação em todo o mundo.

Para toda essa queda financeira, se somam as demissões e a repressão aos protestos de trabalhadores. Há três semanas que 57 universidades nacionais estão em greve exigindo um salário digno e, mais grave, o governo cortou até a dose de vacina contra meningite para crianças de 11 anos. Sinistro. A maior central de trabalhadores argentina, a CGT, convocou nesta quarta-feira uma greve geral contra as medidas do governo para o dia 25 de setembro.

Na semana passada, milhares de argentinos tomaram as ruas de Buenos Aires. O motivo? Nenhum dos acima mencionados. O slogan foi a “busca e apreensão” das propriedades de Cristina Kirchner. No dia seguinte, o poder político-judicial liderado pelo juiz Bonadío fez o desejo de parte da cidade e a casa de Cristina foi invadida.

Não há pão, mas não nos falta um circo.

P.S.: Todas as fontes de mídia deste post são de veículos pró-governo. Imagine se não fossem.

9 comentários:

Unknown disse...

Mentira , a Argentina faliu com os socialistas que estiveram no poder durante cerca de vinte anos , estive lá à 2 anos e vi com os meus olhos o estado calamitoso em que o povo argentino vivia, por isso a direita ganhou as eleições e tem tentado ultrapassar a crise que foi criada pelos socialistas, muito parecido com o caso português.

Antonio Serrano disse...

Antonio Serrano
O próprio "nick name" (já que você adora se expressar em "ingrês", que é "mais chique") que usas, dá bem uma ideia do que és, de verdade: uma piada!
Agora conta a do "portugês".

Unknown disse...

Desculpe, mas a Argentina não teve governo socialista no poder ejecutivo nos últimos 40 anos.

Anônimo disse...

Qualquer semelhança com o Brasil e seus midiotas não é mera coincidência.
Lá também também a farsa da Lava Jato (Cadernos da Corrupção) e o Judge Moroe deles (Bonadio), destruindo completamente a economia a serviço dos interesses norte-americanos e alguns outros países.

Comedor de |Unknow disse...

Unknow, você é um canalha igual ao teu candidato Bolsonaro, canalha. Vocês acabaram a Argentina desde os famigerados governos militares com sua múltiplas crises hiperinflacionárioas. Canalha, canhalha. Nick name Unknow você é um canalha

Unknown disse...

perdão ..eu so argentino ..e o que vc fala não e verdade ... no governo anterior hubo muitas coisas que não estaban bom ..mais asim e tudo nois tenhiamos trabalho a gente construia suas casas compraba carros e electronicos para suo hogar ..habia creditos ..hubo estafas tambem como em tudos nossos gov latinoamericanos ..mais se podea vivir e crecer .se pago a deuda externa e tinhamos uma certa soberania ... gano a dereita sim..certo .a mitade de os argentinos som facistas e de dereita ..mas isso foi porque macri tem afinidade com o grupo clarin qui es donho de tudos os canaes de televisão jornales e radios e eles desde faze anos que estan tergiversando a informação pra poner a gente em contra da gente e em contra do goberno anterior ..mesmo que se havia feito uma ley de medios do comunicação pra que não possa existir o monopolio da informação ..e primera medida q fizo o atual presidente foi sacar por decreto nessa ley que aprobo o congreso ....o problema financiero de nosso pais Não es por o goberno anterior es exclusivamente provocado por neste e não pour error esta feito a proposito porque ele e suos amigos empresarios se estan roubando tudo e estan entregando nosso pais a eeuu e inglaterra ...eles dejo entre a 5 bases norteamericanas tamben incostitucionalmente ..saco a grana da ciença saude educação e se o dio a policia quem reprime a trabalhadores brutalmente se quejam por tales injusticias ..e isto foi publicado no boletin oficial ..amen da brutal persecução a inmigrante de color e pobres em situãção de rua ....liberto a os genocidas da dictadura militar por decreto que habia sido jogados em juicios legitimos ..porque ele e sua famila pertenece a esa clase social ...es nefasto mesmo o que aconteçe em meu pais ..eu não que vc olho mas acho que sua informaçäo vein da tv e da gente racista e com a cabeça vacia que abunda em meu pais

francisco azevedo disse...

"mt parecido com o caso português" .... q eu saiba a Geringonça(de esquerda) foi a resposta dos portugueses ao desastre que foi a direita privatista por lá.

Folk-Lore disse...

O MOTIVO DA DIREITA
ASSUMIR A ARGENTINA PARA LEVAR A FALÊNCIA,
É QUE EM BAIXO DA ARGENTINA TAMBEM TEM O AQÜÍFERO GUARANY, QUE É O OURO DO FUTURO.
- E TAMBEM POR QUE ISRAEL PRECISA SE MUDAR PARA PATAGÔNIA.
.
https://youtu.be/kuoWeruZjC0

Telga de Araújo Filho disse...

O "espanhol" desse "argentino"Unknown es muy distinto. KKKKKK.