quinta-feira, 25 de abril de 2019

Agora STF fará Justiça a Lula

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Apesar de fanáticos de direita negarem que Lula obteve grande vitória na Justiça via forte redução de sua pena de prisão, essa vitória não só é inegável como – aliada a fatores como liberação de suas entrevistas à imprensa – indica que o STF adotará postura em relação a ele que pode colocá-lo em liberdade muito antes do que pensam seus inimigos.

Há várias matérias na imprensa sobre criminalistas que avaliam que a redução de pena do ex-presidente Lula foi ‘vitória inegável’ dele pela possibilidade de pleitear progressão de pena para regime semiaberto ou domiciliar.







Apesar disso, colunistas de jornal e radialistas bolsonarianos tentam negar que o clima para Lula na Justiça esteja melhorando. Porém, é inegável não só a melhora denotada pela espantosa redução de pena que, alguns meses atrás, jamais ocorreria, como pelo fato de que muitos ministros do STF estejam revelando insubmissão à ditadura do pensamento anti Lula.

Comecemos por Dias Tóffoli e Alexandre de Moraes, dois ministros que vinham prejudicando Lula reiteradamente em todos os julgamentos no STF. Foi deles que partiu a liberação para as entrevistas de Lula, com destaque para Tóffoli.



E note-se que a censura a Lula era questão de honra para o Judiciário, que temia que o ex-presidente denunciasse ao mundo a perseguição judicial que tem sofrido. E em seguida a esse fato espantoso, ocorre a redução dramática de sua pena de prisão de 12 para 8 anos e da multa imposta pela Justiça, que caiu de R$ 26 milhões para R$ 2,4 milhões.



Além de Dias Tóffoli e Alexandre de Moraes, temos Gilmar Mendes, que vem atacando fortemente a Lava Jato e que já se pronunciou a contra a prisão de Lula no ano passado.




Temos, também, Marco Aurélio Mello, que acaba de se pronunciar contra a condenação de Lula por Moro e, agora, também contra a manutenção da condenação pelo STJ, em que pese a redução da pena do ex-presidente. Ele acaba de dizer que tem dúvidas sobre qualquer culpa do ex-presidente no caso do triplex



Além disso, temos o ministro Ricardo Lewandowski que todos sabem que sempre foi contra a prisão de Lula. De todos os outros ministros do STF, os únicos claramente antilulistas são Rosa Weber e Luiz Fux. Fachin, Barroso, Celso de Mello e Rosa Webber podem votar de qualquer forma.

Note-se que Celso de Mello e Rosa Webber são muito suscetíveis a pressões, de modo que podem seguir os novos ventos que sopram no Judiciário brasileiro e que podem favorecer Lula. Simplesmente porque quem mantinha Lula preso era a parcela da população fanaticamente apoiadora da Lava Jato e essa parcela se chocou com o STF por obra do bolsonarismo.

Os pedidos de impeachment de ministros por parlamentares bolsonaristas no Congresso criaram um clima de tomada de consciência de que o caminho autoritário que levou Lula à prisão ameaça a todos os brasileiros, inclusive os idiotas que querem acabar com o Estado de Direito achando que estão acima de possíveis violações de seus próprios direitos.

Confira a matéria em vídeo [aqui].

1 comentários:

Anônimo disse...

Eduardo Guimarães está forçando a barra.
Lula ainda responderá por 6 outros processos.
Alguém duvida que ele ainda receberá outras punições?
Não adianta se iludir. A "justiça" brasileira deixou de praticar a justiça, e está fazendo política. Com raríssimas exceções.
Claudio Freire