domingo, 28 de abril de 2019

Bolsonaro confirma o medo que sente de Lula

Por Vinícius Segalla, no blog Diário do Centro do Mundo:

O presidente Jair Bolsonaro falou com a imprensa na manhã deste sábado (27), um dia após a primeira entrevista de Luiz Inácio Lula da Silva desde que está encarcerado na Polícia Federal em Curitiba.

A entrevista do ex-presidente, que aliás liderava com folga as pesquisas eleitorais até ser encarcerado e proibido de abrir a boca, foi assunto na entrevista do presidente, que presidente é só porque prenderam Lula e o impediram de falar.

E o que acha, então, Jair Bolsonaro, da entrevista do encarcerado? Que deveriam continuar proibindo o Lula de falar.

Bom, Bolsonaro pode ser o que for, mas não ao ponto de não entender que só está onde está porque calaram Lula. E agora, foi Lula abrir a boca e Bolsonaro imediatamente ficar menor ainda, assim como o seu governo, o seu ministro da Justiça, a Justiça e a Polícia Federal no Paraná.

Então, Bolsonaro não entende por que deixaram o Lula falar. “Eu acho que o Lula, primeiro, ele não deveria falar. Falou besteira. Ele está preso, está sendo processado, tinha um plano de poder, onde finalmente roubaria nossa liberdade. Foi um equívoco, um erro da Justiça ter lhe dado o direito de dar uma entrevista. Presidiário tem que cumprir a sua pena e não dar opinião.”

O atual presidente não sabe que não cabe à Justiça decidir quem pode falar e quem não pode em uma democracia. Seja metalúrgico ou deputado, seja preso justa ou injustamente, seja ex-presidente ou miliciano.

O atual presidente foi parlamentar por mais de 20 anos (mais de 20 anos contratando parentes e pregando a nova política). Em todo este tempo, se ele achava que a Justiça não deveria deixar presidiário falar, por que não apresentou projeto para alterar a Lei de Execução Penal (7.210/1984), incluindo ali um artigo que proibisse presidiários de dar entrevista? Porque, conforme manda a lei hoje em dia, todo e qualquer presidiário pode dar entrevista, e a Justiça não pode impedir.

É que Bolsonaro não está preocupado se presidiário dá ou não entrevista. Se, por exemplo, Bolsonaro um dia viesse a ter um parente preso, é de se perguntar se sua opinião seguiria a mesma.

Bolsonaro acha mesmo é que não deveriam deixar o Lula falar. Ponto.

Eis a estatura de Jair Bolsonaro. Eis a estatura de Lula.

0 comentários: