sexta-feira, 17 de maio de 2019

Lula e Dilma não fizeram corte na Educação

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Bolsonaro tenta enganar o povo dizendo que Lula e Dilma também fizeram cortes na Educação. Sim, também fizeram cortes, mas elevaram os gastos de R$ 18 bilhões em 2002 para R$ 127,9 bilhões em 2015 e de 2,46% do PIB em 1980 para 5,95% em 2015. Deram muito mais do que tiraram. Ou seja: não tiraram nada. O que Bolsonaro deu à Educação? Ameaças.

Os fascistas exumaram vídeo de um telejornal de 2010 em que a apresentadora disse que Lula cortara “mais de dois bilhões de reais” da Educação. Vejamos o tal vídeo [aqui].

Os que estão divulgando esse vídeo só não se deram ao trabalho de ir verificar os números da Educação no Brasil. Uma breve pesquisa mostra que os governos Lula e Dilma foram os governos que mais investiram na Educação. Inclusive, muito mais do que a ditadura militar que Bolsonaro tanto exalta e que gastava uma miséria.

Miséria que Bolsonaro quer copiar…

Acessando o site especializado em Educação Nova Escola, porém, descobre-se que em 1980,

Os cortes no orçamento do Governo Federal na educação na última década ficaram assim




Bolsonaro tem usado os cortes feitos quase todos os anos na educação por todos os presidentes para alegar que não está fazendo nada demais. Não é bem assim.

Mas está fazendo muito mais, em termos de prejudicar a Educação.

Bolsonaro inventou que a Universidade Pública, no Brasil, não faz pesquisa e foi desmentido por USP, Unicamp e por todas as grandes universidades públicas, que lhe explicaram que só quem faz pesquisa são as universidades públicas




Bolsonaro, através de seu ridículo novo ministro da Educação – tão ou mais ridículo que o anterior – fez ameaças à universidade pública; queria sangrar as verbas de universidades que fizessem “balbúrdia”, ou seja, em que estudantes fizessem manifestações discordando das políticas do governo. Como é proibido fazer, Bolsonaro desistiu e estendeu o corte a todas as universidades




Bolsonaro fez corte generalizado em bolsas de pesquisa no país inteiro e atacou e ameaçou com corte de verbas as áreas de humanas, como filosofia etc., dizendo que só investiria em cursos de exatas. Fez isso em um impressionante surto psicótico e de estupidez galopante.



Eis por que não há termo de comparação com o que fizeram os governos Lula e Dilma na Educação, como mostra o gráfico abaixo. E mais: os governos do PT foram os únicos governos do pós-redemocratização que tiraram a Educação da miséria em que a ditadura militar – que Bolsonaro tanto exalta – a jogou. Uma miséria que Bolsonaro vai recriar, se você permitir…





Confira a reportagem em vídeo [aqui].

0 comentários: