domingo, 21 de julho de 2019

Gazeta agoniza; outras TVs também padecem

Por Altamiro Borges

Na semana passada, a TV Gazeta deu mais um sinal de que está agonizando. A crise do modelo de negócio da mídia tradicional – decorrente da explosão da internet, da prolongada crise econômica do país e da perda de credibilidade dos próprios veículos, entre outros fatores – pode produzir em breve a morte de mais uma rede de televisão. A notícia fúnebre sobre a emissora foi postada por Flávio Ricco, colunista do UOL. Vale conferir:

“Uma sexta-feira [19] muito complicada na vida da Gazeta e da televisão em geral, em mais um duro golpe no mercado daqueles que trabalham na TV. Após decidir o fim do programa ‘De A a Zuca’, de Celso Zucatelli, a direção da TV Gazeta também resolveu acabar com o ‘Todo Seu’, do Ronnie Von, que ultimamente vinha sendo apresentado na faixa das 13h30, depois de muitos anos ser levado ao ar na faixa da noite. Ronnie Von informou que soube da demissão pelo UOL”. O apresentador defenestrado estava na emissora desde 1999.

Um comunicado lacônico, sem qualquer respeito aos profissionais, foi divulgado: “A TV Gazeta comunica que está cancelando de sua grade os programas de A a Zuca, de Celso Zucatelli, e Todo Seu, de Ronnie Von, a partir de 22 de julho. A decisão está fundamentada na análise do cenário macroeconômico, que tem gerado impacto no resultado comercial das atrações, e na responsabilidade da emissora de manter seu orçamento equalizado... A grade da emissora está em reestruturação para atender às demandas do momento”.

Com as mutações aceleradas na área de comunicação, a TV Gazeta vem definhando nos últimos anos. Pelos dados do Ibope, em junho último a emissora ficou em 12º lugar em audiência em São Paulo, na rabeira de todos os canais abertos e atrás de outros da TV fechada, como SporTV, Viva, Cartoon e Discovery Kids. “Mais complicada ainda é sua situação no cenário nacional, que segundo fechamento de maio, o último divulgado, ela ocupa a 35ª colocação, atrás de TV Brasil e TV Aparecida por exemplo”, informa a matéria do UOL.

Como aponta Keila Jimenez, do R7, a demissão de Ronnie Von foi emblemática da gravidade da situação. “Ele estava há mais de 15 anos na emissora e se tornou uma das marcas do canal. A emissora tomou a decisão com base em números de faturamento e gastos com a produção. Sinônimo de entretenimento com elegância e qualidade, Ronnie sempre foi referência para artistas de todas as áreas, por abrir a porta de seu programa a fim de divulgar shows, espetáculos, lançamentos... O apresentador foi pego de surpresa pela decisão”.

Band e SBT também afundam

A crise do modelo de negócio, porém, não atinge apenas a TV Gazeta, a mais frágil e vulnerável de todas. Até emissoras mais consolidadas estão sofrendo. Nas últimas semanas, cresceram as notícias alarmantes. Ricardo Feltrin revela que “a Band enfrenta problemas complexos em duas frentes: financeira e de programação. Com isso apresenta nos primeiros cinco meses deste ano sua pior performance no ibope desde 2009. Os dados, exclusivos, foram obtidos pela coluna e mostram que desde aquele ano a emissora do Morumbi perdeu pelo menos 40% de sua audiência no Painel Nacional de Televisão (PNT)... Entre janeiro e maio de 2009 o ibope da Band foi de 2,5 pontos. No mesmo período este ano o índice caiu para 1,5 ponto”.

“Um dos grandes problemas da emissora é a perda do futebol brasileiro, com quem tinha parceria com a Globo nos últimos anos, mas que, devido a problemas de caixa, teve de abrir mão. Também fez algumas escolhas erradas, como estreias que não duraram muito e mudanças que não funcionaram como o esperado (como a exibição do ‘MasterChef’, seu maior ibope, aos domingos)... Nos últimos anos a emissora enfrenta uma profunda crise financeira e tem feito todo tipo de cortes de custos para se manter viável. No mês passado houve mais uma leva de demissões na casa, que atingiu praticamente todos os níveis hierárquicos”.

O mesmo Ricardo Feltrin também confirmou outra notícia preocupante no mês passado: “Sem a menor cerimônia – o que lhe é peculiar –, Silvio Santos decidiu que não vai mais investir em jornalismo no SBT. Meses atrás ele até chegou a ficar empolgado com os bons números de audiência que os telejornais da casa vinham registrando, mas, pronto, já passou essa fase”. Em uma só tacada e de forma cruel, o bolsonarista que “topa tudo por dinheiro” demitiu cinco produtores e os remanescentes do finado “SBT Notícias” no final de junho.

“Foram cortados também, dias antes, jornalistas e âncoras com décadas de casa, como Analice Nicolau e Karyn Bravo. Coube ao repórter e eventual âncora João Fernandes ser o último a apresentar o ‘SBT Notícias’... Durante sua folga, Fernandes recebeu a ligação do RH da emissora avisando-o que também estava incluído no ‘pacote’ de demissões. E tem mais. A renovação de Rachel Sheherazade é cada vez mais improvável também. Aguerrida nas redes, ela atrai o ódio dos bolsonaristas. Muitos, inclusive, enviam e-mails ao SBT pedindo sua demissão (é o modus operandi do bolsonarismo contra a imprensa em geral)”.

0 comentários: