quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Visão crítica das políticas de austeridade

Por André Luis Campedelli, no site Brasil Debate:

Com coordenação de Antônio Correa de Lacerda, será lançado no dia 4 de dezembro o livro “O mito da austeridade”, pela Editora Contracorrente. Com textos do próprio coordenador, de Ladislau Dowbor, André Paiva Ramos, Mariana Ribeiro Jansen Ferreira e também de minha autoria, a obra busca debater os malefícios que a política econômica praticada nos últimos anos no Brasil gera para a sociedade como um todo.


Além de uma breve introdução, os cinco capítulos que fazem parte do livro tratam de explicar de maneira didática a austeridade fiscal, mostrando qual a lógica por trás de tal ideia e os resultados desta política.

O primeiro capítulo do livro trata da recente crise pela qual passa o país e os malefícios que a austeridade provoca em sua resolução. No segundo capítulo, é observado o papel do setor financeiro nas políticas de austeridade, sendo o principal fiador de tais medidas. No terceiro capítulo temos uma análise sobre a (EC)95, o famoso “teto de gastos” e suas consequências para a economia brasileira. No quarto capítulo, é discutido como a austeridade econômica atrapalha as políticas sociais, levando a uma piora de grande parcela da população. Por fim, é discutido no último capítulo o combate à inflação, e como este se deu penalizando a classe trabalhadora em detrimento dos capitalistas.

O lançamento do livro será em 4 de dezembro, às 18 horas, na Livraria da Vila, localizada na Rua Fradique Coutinho, 915, no bairro de Vila Madalena, em São Paulo. A obra já se encontra em pré-venda no site da Editora Contracorrente, podendo ser acessado no link abaixo:https://loja-editoracontracorrente.com.br/produto/austeridade/

0 comentários: