quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Nota de desagravo a Paulo Freire

Do site da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE):

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, entidade representativa de mais de 4,5 milhões de educadores das escolas públicas brasileiras, entre professores, especialistas e funcionários, ativos e aposentados, contratados a qualquer título, vem a público repudiar com veemência as ofensas do presidente da República Federativa do Brasil e de seus subordinados que têm a petulância de tentar depreciar a imagem de um dos maiores e mais respeitáveis educadores de nossa pátria, Paulo Freire.

Freire, que além de contribuir com a alfabetização crítica de milhares de jovens e adultos no Brasil e no mundo, sendo um dos pedagogos mais lidos e estudados pelas principais universidades do planeta, onde inclusive lecionou em algumas delas, também ajudou a organizar a resistência de nosso povo contra a ditadura civil-militar, da qual o presidente foi e é apoiador, dado seu saudosismo pelo sistema autoritário que matou e fez desaparecer mais de 4 mil brasileiros e brasileiras.

Ao invés de atacar personalidades ilustres do país, com reconhecimento mundial – coisa que o atual chefe de Estado do Brasil jamais conseguirá alcançar, pelo contrário, o mundo o despreza –, seria mais oportuno que a atual gestão pública acordasse do pesadelo a que submeteu o país e começasse a fazer algo de produtivo. Para ficar na seara da educação, o MEC não conseguiu implementar um mísero projeto eficaz para a educação ao longo de um ano! Os dois ministros que por lá passaram, o último ainda está por ironia ou desgraça do destino no cargo, só se preocuparam em cortar o orçamento das universidades, dos institutos federais, das pesquisas acadêmicas, insuflando a estupidez, a ignorância e a intolerância.

Sobre a palavra substantiva proferida pelo presidente, vejamos com quem ela realmente se parece. Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, energúmeno é aquele possuído pelo demônio, possesso; indivíduo que, exaltado, grita e gesticula excessivamente; indivíduo desprezível, que não merece confiança; boçal, ignorante etc. Para nós está claro quem é o energúmeno dessa história.

A CNTE aproveita a oportunidade para reiterar o convite a toda sociedade brasileira, em especial aos educadores e educadoras do Brasil, para acompanharem as festividades do centenário de nascimento de Paulo Freire, que se iniciarão no próximo ano. Sendo que em setembro de 2021, o Estado de Pernambuco e o Brasil receberão educadores/as de todo o planeta para homenagear nosso grande mestre da educação.

"Eu sei que as coisas podem ficar ainda pior.

Mas eu também sei que é possível intervir para melhorá-las”

... Assim “É absolutamente essencial para os oprimidos participar no processo revolucionário com uma consciência cada vez mais crítica de seu papel como sujeitos de transformação” - Paulo Freire


Brasília, 17 de dezembro de 2019 - Diretoria Executiva da CNTE.

0 comentários: