quinta-feira, 14 de maio de 2020

Com humor, Barão de Itararé festeja 10 anos

Por Érica Aragão, no site da CUT:

A direção do Centro de Estudo da Mídia Alternativa Barão de Itararé decidiu emitir uma nota de repúdio para comemorar os 10 anos da entidade, nesta quinta-feira (14). A ideia do documento, cheio de sarcasmo, foi inspirada no verdadeiro Barão de Itararé, Aparício Torelly, jornalista, escritor e pioneiro no humorismo político brasileiro. E também para debochar da moda de entidades da sociedade brasileira de emitir “notas de repúdio”.

O Barão, como é conhecido, é uma importante entidade que contribui na ampliação da militância na luta pela democratização da comunicação, fortalecer os fóruns existentes do tema e incentiva novos espaços de atuação, reforça as mídias alternativas, comunitárias e públicas, investe na formação dos novos comunicadores e aprofunda os estudos sobre o papel da mídia na atualidade.

“O Centro de Estudos Barão de Itararé jamais recebeu em sua sede representantes do jornalismo da família brasileira - desprezou olimpicamente alexandres, augustos, mervais e outros que tais, preferindo abrir suas portas para subversivos debates sobre democratização da Mídia”, diz trecho do documento.

“Que esta seja a primeira de muitas décadas de vida do Barão de Itararé, um espaço importante para debates, estudos e fortalecimento das mídias alternativas e progressistas, que são de grande importância para a democracia brasileira”, afirmou o secretário de Comunicação da CUT, Roni Barbosa, que representa a central na direção da entidade.

“O Barão é grande parceiro do movimento sindical e sempre estaremos juntos na luta pela democratização dos meios de comunicação para que os trabalhadores e as trabalhadoras possam ter voz e vez na mídia brasileira”, ressaltou Roni.

Veja a nota na íntegra [aqui].

0 comentários: