quinta-feira, 11 de junho de 2020

Quem é o novo sinistro das Comunicações?

Por Altamiro Borges

Isolado politicamente e temendo a abertura do processo de impeachment, Jair Bolsonaro decidiu escancarar o balcão de negócios no laranjal. Os "éticos" do Centrão são os agraciados da vez. Nesta quarta-feira (10), o "capetão" recriou o Ministério das Comunicações e nomeou o "probo" Fábio Faria (PSD) para o cargo.

A recriação do ministério foi anunciada pelo "capetão" em uma rede social. Pouco depois, o Diário Oficial da União publicou a nomeação do deputado Fábio Faria. O lobista enrolado Fábio Wajngarten, atual secretário de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), será o seu secretário-executivo.

Na maior caradura, Bolsonaro negou ter negociado o cargo com o Centrão, jurando que não se lembra qual o partido do deputado. "Vamos ter alguém que não é profissional do setor, mas tem conhecimento até pela vida que tem junto à família do Silvio Santos", disse o político velhaco.

Bolsonaro comete estelionato eleitoral

A nomeação do deputado do Centrão desmoraliza de vez a bravata sobre o combate à "velha política" – que só engana os bolsonaristas mais tapados. Na campanha eleitoral, o "capetão" jurou que seu governo teria 'no máximo' 15 ministérios. Em janeiro de 2019, o novo presidente deu posse a 22 ministros. Agora, são 23.

No anúncio do novo carguinho, o falastrão até admitiu que cometeu mais um estelionato eleitoral: "Algumas coisas nós exageramos, né, até na questão dos ministérios. Num país continental como esse, a gente queria 15 ministérios, montamos um número, depois chegou a 22". Exagero ou estelionato eleitoral?

Agora, Bolsonaro já sinaliza que também “existe a possibilidade" de recriação do Ministério da Segurança Pública, extinto em 2019. Com isso, o político do baixo clero e com 28 anos de mandato – que enganou os ingênuos com o discurso da "nova política" – escancara o balcão de negócios no laranjal do governo

O currículo “invejável” de Fábio Faria

Mas quem é o novo ministro das Comunicações? Seu currículo é "invejável" para o laranjal. Fábio Faria está no quarto mandato de deputado federal e é filiado ao PSD, partido que integra o Centrão. Ele é genro do mercenário Silvio Santos. Ou seja: é do Centrão e ainda representa o Sistema Bolsonarista de TV – o SBT.

O G1 relata que o deputado também tem ficha suja. "Fábio Faria e o pai, Robinson Faria, foram delatados por Ricardo Saud, da JBS. Segundo o delator, os dois teriam recebido R$ 10 milhões para privatizar a Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte e para favorecer a empresa na disputa".

Ainda segundo o site G1, "Fábio Faria também foi delatado por ex-executivos da Odebrecht por suposto recebimento de caixa 2, mas o inquérito foi arquivado porque a PGR entendeu não haver provas suficientes. Fábio Faria e o pai sempre negaram irregularidades".

Saiba Mais sobre casos de corrupção

O indispensável site Saiba Mais, do Rio Grande do Norte, tem várias matérias sobre essa expressão da velha oligarquia potiguar. Numa delas, registra que o deputado metido a playboy "esteve apenas seis vezes no estado em 2019 e viajou em 43 oportunidades a São Paulo, onde mora a mulher e os filhos do casal. A Câmara Federal pagou tudo".

Em outra reportagem, Saiba Mais lembra que Fábio Faria e Gilberto Kassab, do PSD, foram alvos de operação da Polícia Federal. "Parte dos recursos ilícitos recebidos pelo ex-prefeito de São Paulo" abasteceram a sua campanha de deputado em 2014. A JBS exigiu como contrapartida a defesa dos interesses do grupo no estado.

Saiba Mais ainda lembra que o deputado do Centrão, agora ministro das Comunicações, "festejou" os ataques do governo Bolsonaro aos direitos trabalhistas. E outra matéria mostra "Fábio Faria como principal apoiador de ruralistas no Rio Grande do Norte". O genro de Silvio Santos ficará à vontade no laranjal do "capetão".

0 comentários: