domingo, 9 de agosto de 2020

O Brasil das 100 mil mortes, e tudo está bem

Por Elaine Tavares, no site Correio da Cidadania:

A re­a­li­dade bra­si­leira é um conto de terror. Se a pessoa as­siste ao Jornal Na­ci­onal, da Rede Globo, fica cho­cada com os nú­meros da do­ença cau­sada pelo novo co­ro­na­vírus. Mais de 90 mil pes­soas já mor­reram, sendo que muitas dessas mortes po­de­riam ser evi­tadas, seja tendo um bom sis­tema de aten­di­mento, seja por uma ação na­ci­o­nal­mente co­or­de­nada de pre­venção. O Brasil não tem nem um, nem outro.

No já com­ba­lido Sis­tema Único de Saúde, o que se des­taca é a ação quase he­roica dos tra­ba­lha­dores que fazem o im­pos­sível para ga­rantir aten­di­mento e bem estar dos pa­ci­entes, mas ainda assim não con­se­guem fazer mi­la­gres e muita gente morre por conta da pro­saica falta de um res­pi­rador. Os de­poi­mentos de fa­mi­li­ares são dra­má­ticos, com pes­soas tendo de fazer cam­panha pú­blica para ga­rantir que um pai, uma mãe ou um irmão possam ocupar um leito de UTI.

Por outro lado, no campo do go­verno fe­deral, toda essa re­a­li­dade que a te­le­visão es­can­cara pa­rece não fazer có­cegas. O pre­si­dente do país, que há pouco tempo alegou estar po­si­tivo para o co­ro­na­vírus, segue fa­zendo apa­ri­ções pú­blicas, le­van­tando uma caixa de re­médio – a hi­dro­xi­clo­ro­quina – que ele alega ser efi­ci­ente para tratar a Covid-19, com a qual su­pos­ta­mente se tratou e se re­cu­perou. É uma cena es­tar­re­ce­dora. Ele com a caixa na mão, er­guendo como se fosse uma coisa sa­grada, e a massa que o acom­panha aos gritos de apro­vação. Tudo isso num país que está vi­vendo a pan­demia sem um Mi­nistro da Saúde, sendo a pasta co­man­dada por um in­te­rino, que é mi­litar e não tem qual­quer re­lação com o setor da saúde.

Sem uma ação na­ci­onal e com o pre­si­dente do país fa­zendo troça com a do­ença, a po­pu­lação vai se ar­ran­jando como pode. A mai­oria se­guindo com a vida, indo tra­ba­lhar, ex­pondo-se ao vírus quase sem qual­quer pro­teção, visto que até o uso da más­cara não é in­cen­ti­vado pelo go­verno fe­deral. Nas ruas das grandes e mé­dias ci­dades o co­mércio está normal e o vai e vem de gente também.

A po­pu­lação sim­ples­mente está re­to­mando a vida, mesmo que a curva da in­fecção es­teja cres­cendo em todo lugar. Os go­ver­na­dores e pre­feitos que tentam fazer fe­cha­mento ou me­didas de res­trição são re­cha­çados e en­frentam mo­vi­men­ta­ções pela aber­tura total de tudo. Morra quem tenha de morrer. Esse pa­rece ser o pen­sa­mento geral. Algo cho­cante para um país que até pouco tempo era co­nhe­cido pela “cor­di­a­li­dade” de seu povo.

O fato é que além do co­ro­na­vírus, uma boa parte da po­pu­lação bra­si­leira está in­fec­tada por in­for­ma­ções ab­surdas e men­ti­rosas, que levam a essas ações ir­ra­ci­o­nais. Para se ter uma ideia, no mundo dos bol­so­na­ristas ‘raiz’, as no­tí­cias que cir­culam são as de que a pan­demia é uma in­venção da China co­mu­nista para de­ses­ta­bi­lizar o go­verno de Bol­so­naro e de Do­nald Trump. Por conta disso está sendo ar­ti­cu­lado um plano di­vino de com­bate aos chi­neses e também a todos os ini­migos de Trump, que são pe­dó­filos e se­ques­tra­dores de cri­anças.

Nos ca­nais de You­tube dos apoi­a­dores do pre­si­dente a in­for­mação que cir­cula - e se es­palha por ou­tras pla­ta­formas, como o What­sApp - é de que está em an­da­mento um plano mun­dial, di­vino, sob o co­mando de Do­nald Trump, com o apoio do pre­si­dente bra­si­leiro, que vai salvar o mundo dos pe­dó­filos e dos co­mu­nistas. Se­gundo os gurus you­tu­bers, o pre­si­dente es­ta­du­ni­dense é o en­viado de deus para acabar com todo o mal neste mundo, e para isso ele vai contar com a ajuda de JFK Filho que, se­gundo eles, não morreu, e que es­tava es­con­dido es­pe­rando a hora certa de apa­recer. Agora, ele vai ser vice do Trump e li­derar a caça aos pe­dó­filos em todo o mundo.

Im­por­tante dizer que qual­quer pessoa que seja contra o Trump ou Bol­so­naro é pe­dó­filo. Existem mon­ta­gens mons­tru­osas en­vol­vendo ar­tistas e po­lí­ticos que são fo­to­gra­fados com cri­anças. Junto à foto, apa­rece outra foto com a mesma cri­ança, amar­rada, tor­tu­rada, as­sas­si­nada. É um ne­gócio sur­real. Claro que com a boa ajuda do Pho­toshop. É im­pres­si­o­nante que per­mitam a cir­cu­lação desses hor­rores.

Existem também fotos do playboy JFK en­ve­lhe­cido – também tra­ba­lhada no pho­toshop – para “provar” que ele está vivo e que será en­viado por deus para salvar o mundo. Ar­gu­mentam ainda que Trump está li­de­rando a im­plan­tação de bases mi­li­tares em cada país do mundo para jus­ta­mente de­belar a rede de pe­dó­filos, que é mun­dial, e que in­clui todos os seus ad­ver­sá­rios.

Essas bar­ba­ri­dades são pas­sadas por you­tu­bers que têm mi­lhões de se­gui­dores que, claro, in­vocam a deus e nossa se­nhora. Isso tem le­vado, in­clu­sive, a pe­quenos mas rai­vosos grupos ra­di­cais à casa dos ar­tistas ou ce­le­bri­dades que fazem crí­ticas ao pre­si­dente, in­ti­mi­dando-os e ame­a­çando-os, sem que haja qual­quer ação por parte da po­lícia ou da jus­tiça.

Outra “ver­dade” bol­so­na­rís­tica é que a Covid-19, além de ser uma farsa, uma con­versa in­ven­tada pelos co­mu­nistas para acabar com Trump e Bol­so­naro – por isso, nesses dois países o nú­mero de mortes tem sido grande - é também um grande es­quema de cor­rupção en­vol­vendo muito di­nheiro. Assim, para ga­rantir que haja bas­tante morte nos dois países, esse “cír­culo do mal” es­taria pa­gando 27 mil reais por cada pessoa morta por covid. Eu disse 27 mil reais. Quem es­taria le­vando esse di­nheiro? Os pre­feitos e go­ver­na­dores co­mu­nistas – o que in­clui qual­quer um que não seja aliado do Bol­so­naro, como o Dória, de São Paulo, ou o go­ver­nador do Rio Grande do Sul, que também é do PSDB.

Isso não é in­venção. São in­for­ma­ções pas­sadas nos grupos fa­mi­li­ares como ver­da­deiras. E não há ar­gu­men­tação pos­sível contra elas, ne­nhuma. É uma ir­ra­ci­o­na­li­dade ele­vada à úl­tima po­tência. Qual­quer ten­ta­tiva de re­fu­tação a esses ab­surdos – re­pito, pas­sados li­vre­mente nos ca­nais dos You­tu­bers – já te co­loca na lista ou de pe­dó­filo ou de co­mu­nista. Ou seja, já estás mar­cado para arder no in­ferno que será criado pela ali­ança Trump, JFK e Putin (isso mesmo, Putin seria se­cre­ta­mente aliado de Trump) para acabar com todo o mal. Uma guerra mun­dial que vai purgar os demô­nios co­mu­nistas.

Essas pes­soas têm au­di­ência de mi­lhares de pes­soas, ab­so­lu­ta­mente cré­dulas num fervor re­li­gioso.

E nesse cal­deirão de ir­ra­ci­o­na­li­dades a vida vai se es­vaindo. Há pouquís­simas ações por parte das Cen­trais Sin­di­cais, dos Par­tidos Po­lí­ticos, dos mo­vi­mentos so­ciais. Quase nada. Boa parte das li­de­ranças ditas de es­querda está em­pe­nhada na cons­trução de can­di­da­turas para as elei­ções do final do ano, como se tudo es­ti­vesse normal. No Con­gresso Na­ci­onal o go­verno fe­deral vai pas­sando suas pro­postas a favor do ca­pital e o de­sem­prego al­cança ín­dices as­tronô­micos – só nos úl­timos três meses mais de oito mi­lhões de pes­soas per­deram o em­prego, so­mando a um exér­cito de uns 12 mi­lhões já de­sem­pre­gados.

Por en­quanto, as pes­soas estão acu­adas, em casa ou ten­tando es­capar do vírus. Sabe-se lá o que vai acon­tecer quando a re­a­li­dade as­somar sem véus, para além dos fac­toides pro­vo­cados di­a­ri­a­mente pelo pre­si­dente do país. O Brasil é esse terror e in­cóg­nita.

0 comentários: