terça-feira, 3 de novembro de 2020

Festão de Wajngarten e o general ‘intriguento’

Por Altamiro Borges

A festança de aniversário do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, o olavete Fábio Wajngarten, foi bastante concorrida e badalada. Além disso, ela também serviu para espalhar novas intrigas no laranjal. O general Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo, o "Maria Fofoca", foi novamente humilhado.

Segundo notinha da revista Época, a festa de 45 anos do ardiloso bolsonarista “foi em sua casa de praia, em Maresias (SP), e contou com a presença de integrantes do primeiro escalão do governo, como o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e até de Jorge Oliveira, novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)".

A revista ainda registra a sinistra presença de José Vicente Santini, ex-secretário executivo da Casa Civil de Bolsonaro, "que foi exonerado em janeiro, depois que usou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar à Índia ao substituir Onyx Lorenzoni, então ministro da pasta". O rapaz está novamente leve e solto!

O "vazador e intriguento do Palácio"

O mais picante da notinha da Época, porém, não são as "ilustres" presenças no festão. Mas, sim, o clima de guerra que reina no laranjal bolsonariano. "Além das comemorações, também sobrou espaço para novos ataques", fustiga. Fábio Wajngarten usou seu Twitter para atacar um comparsa do governo.

O tuite do olavete Fábio Wajngarten foi enigmático. "Ao vazador e intriguento do Palácio que alimenta um pseudo jornalista informo que amanhã celebrarei meus 45 anos ao lado do meu amigo e ministro Fábio Faria, dentre outros convidados... chorem as lágrimas". O olavete não cita o “intriguento”, mas nem precisava.

A revista Época, com base em suas fontes, não vacila em identificar o alvo. "A postagem veio depois que o colunista Leo Dias, do site Metrópoles, revelou a festa. Assessores palacianos dizem não ter dúvida de que a mensagem foi um novo ataque ao ministro Luiz Eduardo Ramos".

O processo de fritura do general

Dias antes, o general já fora humilhado pelo ministro das queimadas, Ricardo Salles, que o chamou de "Maria Fofoca". Isto porque ele criticou a suspensão das ações de combate aos incêndios florestais. Acovardado, o milico aceitou o cínico "pedido de desculpa" do olavete. Agora, é xingado de "intriguento" por outro olavete.

A notinha da Época sobre o festão de aniversário indica que "o processo de fritura do ministro da Secretaria de Governo nas redes e junto às bases bolsonaristas não acabou e deve ser semelhante ao processo que ocorreu com seu antecessor general Carlos Alberto dos Santos Cruz" – que foi defecado do poder. A conferir!

A presença de Flávio 'Rachadinha'

Ainda sobre as presenças “ilustres” na festança vale registro do Estadão que passou despercebido pela Época. "O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, também esteve na comemoração". Flávio Rachadinha, como é apelidado carinhosamente o filhote 01, é um festeiro!

"Nos últimos dias, ele esteve em Fernando de Noronha e usou o dinheiro da cota parlamentar para comprar a passagem para a ilha. Depois de o fato ter sido revelado pela imprensa, ele falou em 'equívoco' e prometeu devolver os R$ 1.617,66 do dinheiro usado para viajar a passeio", lembra o jornal Estadão.

O jornal registra ainda que num dos vídeos da festa "é possível ver o aniversariante cantando com Patrícia Abravanel a música tema do programa do Silvio Santos. Filha do apresentador, ela é casada com o ministro das Comunicações... É difícil encontrar algum convidado usando máscara".

Ainda sobre a badalada festa vale reproduzir o excelente artigo de Ricardo Kotscho no site UOL:

*****

Festão de 12 horas em Maresias, música e intrigas: o feriadão do governo

Ricardo Kotscho

Colunista do UOL - 02/11/2020

No Brasil, já passa de 160 mil mortos o número de mortos na pandemia, o fogo aumenta 121% na Amazônia em outubro, o Pantanal enfrenta o seu pior ano de queimadas, o desemprego bate recordes, a vacina ainda vai demorar a chegar, se for liberada, mas nada disso interessa.

Enquanto isso, Ricardo Salles e sua trupe de piromaníacos vão passear num avião da FAB em Fernando de Noronha para liberar a pesca de sardinha.

Flávio Bolsonaro também apareceu por lá na conta do Senado (e diz que vai devolver o dinheiro), enquanto o pai Jair foi dar um pulo em Santos para apoiar seu candidato a prefeito e o primeiro escalão do governo participava de um festão de 12 horas na casa de praia de Fabio Wajngarten, em Maresias, no litoral norte do São Paulo, onde foi montado um palco para a dupla sertaneja Henrique e Diego, e o cantor Zé Cassiano.

Bolsonaro era um dos convidados, mas não encontrei registro da sua presença.

Para essa turma, está bastante animado o feriadão de Finados, não tem tristeza. Ninguém é de ferro.

Na comemorações dos 45 anos do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, que cuida da propaganda do governo, tudo foi registrado em fotos e vídeos no seu Instagram.

Além dos cantores da moda, neles aparecem o ministro Fábio Faria, das Comunicações, o ex-secretário geral da Presidência Jorge Oliveira, agora nomeado para o Tribunal de Contas da União, o jogador Felipe Mello, o surfista Gabriel Medina e José Vicente Santini, ex-secretário executivo Casa Civil, que foi demitido em janeiro por viajar sozinho num avião da FAB para a Índia, onde se encontraria com o presidente.

Santini não ficou muito tempo ao relento. Agora ele é assessor especial de Ricardo Salles, outro grande amigo de Wajngarten, expoentes da ala ideológica do governo, depois que Abraham Weintraub foi exilado para o Banco Mundial.

Com tantos bolsonaristas reunidos, não poderia faltar também uma boa intriga.

Na véspera, Wajgarten publicou no seu Twitter:

"Ao vazador e intriguento do Palácio que alimenta um pseudo jornalista informo que amanhã celebrarei meus 45 anos ao lado do meu amigo e ministro Fábio Faria, dentre outros convidados... chorem as lágrimas".

A mensagem logo ganhou aplausos do secretário Especial da Cultura, Mário Frias, e de Felipe Pedri, secretário de Comunicação Institucional do governo federal.

Quem será o "intriguento do Palácio"? As apostas dos convivas apontavam para o ministro Luiz Eduardo Ramos, o general que na semana passada foi alcunhado de "Maria Fofoca" por Ricardo Salles, que, dias depois, chamou de "Nhonho" o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tuitando direto de Fernando de Noronha, causando um reboliço em Brasília.

Antes que também me chamem de fofoqueiro, lembro que a isso foi reduzido o noticiário político pelos donos do poder. Não tenho culpa.

Brasília virou um salve-se quem puder, para ver quem agrada mais ao capitão, que comanda os cordéis do sobe e desce dos ministros.

Vida que segue.

0 comentários: