quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

EUA: O monstro e suas entranhas

Livro em PDF
Por Jair de Souza

Está disponível para acesso ao público através do portal do Ministério das Comunicações da Venezuela (www.minci.gob.ve) o monumental livro do historiador venezuelano Vladimir Acosta, El Monstruo y sus entrañas (O monstro e suas entranhas).

Nesta extensa obra de mais de 780 páginas, Vladimir Acosta desenvolve uma profunda análise crítica dos Estados Unidos, como sociedade e como Estado, desde seus primórdios até a atualidade. Embora faça uso de uma linguagem de fácil compreensão para o grande público, o autor se atém ao tradicional rigor histórico que caracteriza seus trabalhos .

Apoiando-se em fontes oriundas dos principais próceres e estudiosos dessa nação, vão sendo reveladas as principais características da sociedade estadunidense: seu acentuado fundamentalismo religioso, seu etnocentrismo, seu sentimento de superioridade de “povo escolhido”, seu racismo intrínseco e, como consequência, sua vocação imperialista.

O livro somente está disponível, por enquanto, em sua versão original em espanhol. Mas, vale muito a pena o esforço de leitura, pois o conteúdo apresentado e o nível da abordagem empregada estão em condições de satisfazer as expectativas dos estudiosos mais exigentes.

El Monstruo y sus entrañas - link para download:

https://bit.ly/2ID0XOX

0 comentários: