segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Vacinação começa no mundo; Brasil dá vexame!

Por Altamiro Borges


A agência de notícias Deutsche Welle (DW) contabiliza que "mais de 40 países já começaram a aplicar as vacinas contra a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, que já provocou a morte de 1,7 milhão de pessoas pelo mundo e deixou mais de 80 milhões de infectados".

O Reino Unido foi a primeira nação a utilizar a vacina fabricada pelo laboratório estadunidense Pfizer e a empresa alemã BioNTech. O país foi seguido por Emirados Árabes, EUA, Canadá, Arábia Saudita e Israel. "Neste domingo (27), o grupo recebeu o reforço dos 27 países da União Europeia".

Ainda de acordo com o levantamento da agência alemã, na quinta-feira (24), México, Chile e Costa Rica se tornaram os primeiros países da América Latina a iniciar a imunização com a vacina Pfizer/BioNTech. A cada dia que passa novos países engrossam as filas da vacinação e da esperança.

"Dos 43 países que já iniciaram a vacinação, 39 estão aplicando a vacina Pfizer/BioNTech. Emirados Árabes e Bahrein iniciaram a imunização com a Sinopharm, desenvolvida na China. A Rússia vem usando a Sputnik V, criada no país. A China também está usando a Coronovac e o imunizante da Sinopharm", relata a DW.

Sem registro de vacina e data de vacinação

A agência enfatiza que em vários países os governantes estiveram entre as primeiras pessoas a receber a vacina, como forma de dar o exemplo à população. "O vice-presidente americano, Mike Pence, foi imunizado em frente às câmeras. O mesmo ocorreu com o premiê israelense Benjamin Netanyahu".

A Deutsche Welle aproveita o balanço para lamentar a triste situação do Brasil, hoje um pária internacional. Afirma que não há data certa para o início da vacinação e ironiza o incompetente general Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, que "já anunciou várias previsões". A crítica ao governo negacionista é ácida:

"Em contraste com outros líderes mundiais, o presidente Jair Bolsonaro disse que não pretende tomar a vacina... Ao contrário de outras dezenas de países pelo mundo, o Brasil ainda não aprovou o registro de nenhuma vacina", aponta a DW. Triste situação do país nas mãos do genocida!

*****

Confira a lista dos países que já começaram a aplicar a vacina

América do Norte:

Estados Unidos

Canadá

México

América Central

Costa Rica

América do Sul

Chile

Oriente Médio

Emirados Árabes Unidos

Arábia Saudita

Israel

Qatar

Kuwait

Omã

Bahrein

Ásia

China

Europa

Reino Unido

Rússia

Sérvia

União Europeia

Alemanha

Grécia

Áustria

Hungria

Bélgica

Irlanda

Bulgária

Itália

República Tcheca

Letônia

Chipre

Lituânia

Croácia

Luxemburgo

Dinamarca

Malta

Eslováquia

Holanda

Eslovênia

Polônia

Espanha

Portugal

Estônia

Romênia

Finlândia

Suécia

França

0 comentários: