quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Tragédia: hospitais de Manaus sem oxigênio!

Por Altamiro Borges


Título assustador da coluna de Mônica Bergamo na Folha: "Oxigênio acaba em hospitais de Manaus; pesquisador diz que leitos viraram câmara de asfixia". Segundo a notinha, "pacientes estão sendo transferidos para o Piauí". Cadê o genocida Jair Bolsonaro e o "craque em logística", general Eduardo Pazuello?

A nota informa que "a situação em Manaus voltou a se agravar nas últimas horas, segundo relato de profissionais que atuam em hospitais atendendo os pacientes de Covid-19". O governador bolsonarista Wilson Lima (PSC), que era todo metido a valentão quando apresentava o programa “Alô Amazonas”, na TV A Crítica, agora está desesperado e confuso, revelando sua total incompetência para o cargo.

Segundo o pesquisador Jesem Oerellana, da Fiocruz-Amazônia, que recebeu vídeos e áudios sobre o quadro dramático das unidades de saúde, os profissionais "estão relatando efusivamente que o oxigênio acabou em instituições como o Hospital Universitário Getúlio Vargas e serviços de pronto atendimento".

O pesquisador ainda afirmou à coluna de Mônica Bergamo: "Acabou o oxigênio e os hospitais viraram câmaras de asfixia. Os pacientes que conseguirem sobreviver, além de tudo, devem ficar com sequelas cerebrais permanentes". A jornalista procurou os responsáveis pela tragédia, mas não obteve retorno.

"A coluna conversou também com profissionais da área de saúde que afirmam que muitas pessoas vão morrer já nas próximas horas por falta de assistência. Uma das profissionais disse, chorando, que os pacientes estão sendo 'ambuzados', ou seja, recebendo oxigenação de forma manual, já que os respiradores estão sem oxigênio”.

0 comentários: