sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Trump deixa Bolsonaro pendurado na brocha

Por Altamiro Borges


Donald Trump é um covarde, como quase todo fascista, e vai deixar seus seguidores mais fanáticos e tapados pendurados na brocha – inclusive o seu vira-lata sarnento do Brasil. Após difundir fake news e incentivar a onda de ódio nos EUA, ele agora condena em vídeo o "ataque odioso ao Capitólio" e se diz "revoltado com a violência, anarquia e desordem".

Acuado, o pusilânime ainda promete rifar e apunhalar seus próprios milicianos. "Aos que participaram de atos de violência e destruição: vocês não representam o nosso país. E aos que desrespeitaram a lei: vocês vão pagar". Irreconhecível, o canastrão também pediu para "retomar a calma" e pregou a “cura e reconciliação” do país. Haja cinismo!
 

Antes do vídeo, em mensagem oficial divulgada na manhã de quinta-feira (7), Donald Trump já havia se comprometido em realizar uma "transição ordeira", transmitindo o cargo em 20 de janeiro para o seu sucessor, Joe Biden – mas sem citar seu nome. Ele deu por encerrada a provocação golpista. Bolsonaro, que é mais lerdo, parece que ainda não foi avisado.

O cerco ao fascista dos EUA

O recuo do neofascista ianque – que tanto entusiasmou, incentivou e bancou os líderes de extrema-direita no mundo – parece puramente tático. Ele se viu cercado por todos os lados. Foi derrotado nas urnas e no colégio eleitoral dos EUA; perdeu a maioria no Senado, com o resultado na Geórgia; viu vários de seus secretários e assessores renunciarem após o ato terrorista no Capitólio; e até foi bloqueado pelo Twitter e Facebook.

Totalmente isolado e temendo sofrer impeachment e até ser preso, Donald Trump recuou e abandonou os otários que o seguiam caninamente. Muitos serão processados e presos – e mereciam ficar muitos anos nas grades. Outros mais distantes, como Jair Bolsonaro e o “beato” Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores, ficarão órfãos e perdidos. Podem até sofrer retaliações dos novos ocupantes da Casa Branca. Mas Donald Trump e o trumpismo não vão desistir do seu projeto fascista. A conferir!

0 comentários: