sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Valor não acredita mais na “retomada em V”

Por Altamiro Borges

Adorador da agenda ultraneoliberal do rentista Paulo Guedes, o jornal Valor foi um dos que apostou suas fichas na "retomada em V" da economia brasileira - queda brusca seguida de crescimento acelerado. A torcida não durou muito tempo e agora até o veículo da cloaca burguesa já admite que o Brasil é "um país à deriva". O czar da economia é um desastre!

Em artigo publicado nesta sexta-feira (22), a colunista Claudia Safatle se mostra pessimista: "Há fortes indicações de que a recuperação em V foi curta, durou dois trimestres (terceiro e quarto trimestres de 2020) e perdeu fôlego. Um voo de galinha já bem conhecido dos brasileiros".

O "voo de galinha" teria se dado graças ao auxílio emergencial, que beneficiou mais de 70 milhões de pessoas e acabou em dezembro. Ouvida pelo jornal, a economista Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro do Ibre/FGV, prevê que "o cenário desenhado para este novo ano é ruim para o primeiro semestre".

Mesmo uma possível e tímida melhora da economia no segundo semestre ainda é dúvida. Como aponta o jornal Valor, "tudo vai depender do sucesso (ou fracasso?) da vacinação contra a covid-19. Quanto mais incerta e demorada for, maior será a perda de Produto Interno Bruto (PIB)".

“Falta perspectiva de superação da pandemia. Eu esperava uma normalização no segundo semestre, com vacinação em massa, mas agora não sei”, lamenta a coordenadora do Boletim Macro do Ibre/FGV. Com o repique da Covid e a volta das restrições nas cidades, "o mercado de trabalho, que já está péssimo, pode piorar".

Pesquisas apontam que a confiança de consumidores e empresários está em queda. "A intensificação da doença deixa a economia sujeita a um novo perigo, do ‘V’ se transformar em um ‘W’, com o temível duplo mergulho da atividade", afirma agora o antes tão animado jornal dedicado ao mundo empresarial.

A vacinação seria o melhor remédio para a retomada da economia. "Pena que o presidente Jair Bolsonaro parece ter imensa dificuldade de compreender essa simples correlação. A triste constatação, diante do bate-cabeças em que está o governo, é de que o país não se preparou para um prolongamento da pandemia", choraminga o Valor. 

É bom não esquecer que a cloaca burguesa é a principal culpada pela eleição do laranjão!

0 comentários: