sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

“Beato Araújo” está na mira no Itamaraty

Por Altamiro Borges

O "Beato Araújo", como o atual ministro das Relações Exteriores é chamado nos corredores do Itamaraty, que se cuide. O Centrão, cada vez mais poderoso no laranjal bolsonariano, parece que decidiu alvejá-lo sem dó nem piedade. Segundo a revista Época, o bloco parlamentar acha que o olavete maluco atrapalha o governo e já pediu sua cabeça ao presidente.

A notinha da revista do Grupo Globo é venenosa: "Nome do Centrão para recriar o Ministério da Indústria e Comércio Exterior, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) cobrou a demissão de Ernesto Araújo e afirmou que até já cogitou pedir o seu impeachment". O parlamentar exige, ao menos, que “a questão da China” saia da alçada do chanceler.

"Teorias da conspiração e loucuras"

Fausto Pinato é ligado aos barões do agronegócio e preside as frentes parlamentares Brasil-China e dos Brics na Câmara Federal. Na sua avaliação, o atual ministro é um desastre nas relações internacionais: "Ernesto deu muito prejuízo ao país. Não pode ficar inventando teorias da conspiração e loucuras".

Para ele, a postura de Ernesto Araújo "soa como crime de responsabilidade. Já cogitei pedir seu impeachment, mas logo vem o pessoal do 'deixa disso'... Se Bolsonaro nomeia um chanceler com um discurso mais ameno, não vai ter que ficar reconstruindo pontes". A crítica do deputado não se limita à estratégica questão diplomática e comercial com China.

Recentemente, Fausto Pinato pediu ao Itamaraty para refazer as relações com os EUA, após Ernesto Araújo ter declarado voto no derrotado terrorista Donald Trump. "O Brasil virou um puxadinho de Trump. Mas apostaram a ficha e deu errado. Trump perdeu", fustigou o deputado, que pertence ao mesmo partido do novo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira.

0 comentários: