quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Flordelis nem festejou a vitória de Lira


Por Altamiro Borges

A deputada bolsonarista Flordelis dos Santos (PSD-RJ), ré pela morte do maridão-pastor, nem pode festejar a vitória do seu candidato, Arthur Lira (PP-AL), para a presidência da Câmara Federal. Ela foi notificada que o pedido do seu afastamento das funções públicas já tem data oficial para ir a julgamento: 23 de fevereiro.

Os cinco desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidirão se a quinta deputada federal mais votada no estado deve ser afastada do mandato até que o processo em que é ré por ser a mandante do homicídio do marido, pastor Anderson do Carmo, seja concluído.

Morto a tiros na garagem de casa

Flordelis foi acusada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de ser a mentora do complô que resultou no assassinato do seu marido – morto com seis tiros na garagem de casa em junho de 2019. A juíza Nearis dos Santos Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, acolheu a denúncia, mas julgou improcedente o pedido do seu afastamento do cargo.

No final de 2020, o promotor Carlos Gustavo Coelho recorreu da decisão. Seu pedido ganhou parecer favorável da procuradora Maria Christina Pasquinelli Bacha, que apontou possível uso do cargo para favorecer Flordelis no processo criminal e intimidar testemunhas. Agora, o caso vai a julgamento e pode resultar no afastamento definitivo da deputada.

Deputada vibra com eleição na Câmara

Já na Câmara Federal, o processo de cassação do mandato da bolsonarista está parado na mesa diretora desde o ano passado. Não há previsão de quando ele será encaminhado à Comissão de Ética, cujos membros da nova gestão ainda não foram designados pelo comando eleito da Casa.

Como registra a revista Veja, "Flordelis apoiou o deputado Arthur Lira (PP-AL) para presidência da Câmara Federal. Lira foi a aposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Quando ele ganhou, a deputada postou uma foto comemorativa abraçada com Lira. Na legenda, ela escreveu: “Vencemos! Agora a Câmara terá voz”.

A pastora recebe R$ 10,1 milhões em emendas 

Mesmo sendo ré pela morte do marido, a deputada segue bem ativa, articulada e impune. Dias após seu indiciamento, “a Veja revelou que Flordelis estava descumprindo medidas judiciais e se encontrando com investigados. Em setembro passado, a casa de uma testemunha-chave do processo foi alvo de um ataque à bomba”, lembra a revista.

Na ocasião, a magistrada da 3ª Vara Criminal de Niterói determinou que a deputada usasse tornozeleira eletrônica, além de proibi-la de sair de casa à noite. Já nesta semana, veio à torna que Flordelis recebeu emendas parlamentares no valor de R$ 10,1 milhões em 2020. Como se observa, no reino sagrado de Jair Bolsonaro, a pastora segue com muita influência.

0 comentários: