quinta-feira, 4 de março de 2021

Portugal respira aliviado com lockdown e vacina

Rua Augusta, em Lisboa. FotoRafael Marchante
Por Altamiro Borges

Enquanto no Brasil o genocida Jair Bolsonaro e expoentes da cloaca burguesa, que não respeitam nem a mãe, atacam as medidas mais rigorosas de isolamento social para tentar estancar o aumento das mortes por Covid-19, Portugal festeja os bons resultados alcançados pelo lockdown e pela vacinação no país.

Segundo reportagem da Folha, "após ver a pandemia sair do controle em janeiro, com vários dias na liderança mundial em novos casos e mortes e até um pedido de ajuda internacional para cuidar de seus doentes, Portugal tem agora uma das taxas de contágio mais baixas da Europa".

O país passou de 16.432 casos em 28 de janeiro para 979 nesta quarta-feira (3). Essa drástica redução decorreu da imposição de um confinamento bem restritivo. Em vigor desde 22 de janeiro, o lockdown ainda não tem data para acabar. O governo avalia que o avanço no enfrentamento do novo coronavírus ainda requer atenção.

Mortes, contágios e internações em queda

Mas os sinais são animadores. Os hospitais portugueses já estão mais aliviados. Um dos principais termômetros do cenário da pandemia, o número de doentes internados caiu 73% entre 1º de fevereiro e 3 de março, passando de 6.775 para 1.827. É o índice mais baixo desde 28 de outubro do ano passado.

O número de mortes também segue em queda. Em 31 de janeiro, o país registrou o recorde de 303 óbitos pela doença. Em 3 de março, foram 41. Para Giuliana Miranda, correspondente da Folha em Lisboa, o resultado positivo se deve à combinação do rigoroso lockdown com o reforço ao programa de vacinação em massa.

A campanha tem batido sucessivos recordes. Até quarta-feira, o país, com cerca de 10 milhões de habitantes, já tinha aplicado mais de 885 mil doses de vacina. Cerca de 618 mil pessoas (6,2% da população) já receberam a primeira dose, e 266.716 (2,6%) já têm a vacinação completa. Portugal é atualmente o quinto país da União Europeia em número de doses aplicadas.

Já Bolsonaro rosna: "Chega de mimimi"

Até sexta-feira passada, o país já tinha estabilizado sua taxa de transmissão do vírus em torno de 0,66 e 0,68. Isso representa o resultado mais baixo de toda a pandemia e um dos menores da Europa. Apesar desses avanços, o lockdown vale até 16 de março, mas o governo já sinalizou que ele será renovado. O relaxamento das medidas deve ocorrer apenas após a Páscoa.

“Seria uma ilusão pensar que controlamos tudo, que podemos voltar a partir para um desconfinamento com níveis tão elevados de casos como os que temos hoje”, afirma a ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido. Já no Brasil, o genocida Bolsonaro reage às 1.786 mortes desta quinta-feira (4) com o seu piriri verborrágico: “Chega de mimimi. Vão ficar chorando até quando?”.

***

Perguntar não ofende: diante dos resultados positivos do rigoroso lockdown aplicado em Portugal e em vários outros países, o comentarista Demétrio Magnoli seguirá atacando – sabe-se lá por quais motivos – esse expediente nos telejornais da Globo News?

0 comentários: