domingo, 23 de maio de 2021

Barão debate mídia negra e periférica


No 11º aniversário do Barão de Itararé, trazemos para o centro do debate a importância das mídias negras e periféricas e os desafios para mantê-las em meio à pandemia do coronavírus e ao pandemônio bolsonarista. O debate terá mediação de Anderson Moraes, coordenador do Barão de Itararé, do Jornal Empoderado e da Frente Nacional Antirracista, e contará com os seguintes convidados:

- Dennis de Oliveira, jornalista, professor da Universidade de São Paulo (USP), Rede Quilombação e Farofa Crítica;

- Jéssica Moreira, escritora, jornalista e co-fundadora do Nós, Mulheres da Periferia;

- Katia Passos, articuladora da Inedita Brasil e Jornalistas Livres;

- James Diko, articulador social e RádioMix;

- João Negão, professor e comunicador da Rádio Cidadã

Segundo Anderson Moraes, a proposta da atividade é festejar os 11 anos de luta do Barão de Itararé antenados na necessidade de voltar as atenções à urgência da luta contra o racismo na sociedade, nos meios de comunicação e nas próprias mídias alternativas. "Como diz o movimento negro, não basta ser racista, tem que ser antirracista", pontua o jornalista.

"As críticas dos midiativistas negros e negras", conforme explica, "é que o campo progressista precisa, de forma urgente, colocar a agenda antirracista em evidência, pois ainda há um grande déficit de comunicadores negros, em especial, nas editorias". Não existe projeto nacional exitoso sem elencar a questão racial como um dos pontos centrais de debate, e não seria diferente quando falamos de democratização da comunicação, acrescenta.

Solidariedade para seguir na luta

Em razão do aniversário da entidade e das dificuldades enfrentadas pela mídia alternativa e pelo movimento social brasileiro, o Barão disponibilizará, pela primeira vez, uma chave PIX e um QR Code para quem puder contribuir com doações ao longo da live. A ideia é contar com a solidariedade para manter a entidade, que completa 11 anos neste mês de maio, firme na trincheira por uma mídia mais democrática.

Ative o lembrete para receber um aviso quando a atividade estiver começando! Inscreva-se no #CanalDoBarão e ajude a divulgar.

0 comentários: