segunda-feira, 3 de maio de 2021

Uma carta ao Barão Sindical

Por João Franzin, no site da Agência Sindical:

Sábado, dia 1º, estreou o programa mensal Barão Sindical, do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé. O Barão busca estreitar relações da imprensa sindical e entidades com a rede blogueira.

O programa Barão Sindical é apresentado pela jornalista Rita Casaro, que integra o Barão e trabalha no Sindicato dos Engenheiros do Estado de SP. Tive a honra de abrir a série de entrevistas, que serão exibidas pelo canal do Barão

Rita, como sempre, foi muito bem. Já a minha fala não foi objetiva. Portanto, segue o que eu deveria ter destacado na entrevista:

• A comunicação tem sempre um antes, um durante e um depois.

• Entidade de classe precisa ter um veículo-esteio. Um bom site e em torno dele as redes, fazendo com que os veículos se abasteçam e multipliquem a comunicação.

• As redes possibilitam ouvir a categoria ou segmentos, com enquetes e outros meios, o que ajuda a própria comunicação sindical.

• A pandemia isola. Isso pode ser superado com meios efetivos de diálogo entre os que atuam no setor. Números de telefone, de WhatsApp e um Catálogo da Imprensa Sindical, com profissionais e seus assessorados.

• O sindicalista deve ter sua lista de WhatsApp, com 50/100 contatos da base.

• Vídeo diário de até um minuto. Pode ser feito pelo celular. Divulgar pelas redes e publicar no site da entidade a síntese do que falou o dirigente.

• As postagens nas redes, afora informar o básico, devem estar atentas ao que gere engajamento e compartilhamento.

• Quanto à condição do profissional. 1) Imprensa sindical requer que se trabalhe muito, sempre; 2) O assessor não deve ser passivo frente a dirigente folgado.

Sobre o desafio de falar com mais gente. As categorias foram fragmentadas por mudanças no mercado e nas leis – terceirização, informalidade etc. Mas os desorganizados no trabalho se agregam em igrejas, associações e movimentos. Precisamos chegar a essas ilhas.

Obrigado, Rita. Abraço, comandante Miro.

E-mail: franzin@agenciasindical.com.br
Telefones 3159.1961 ou (11) 99617.3253
Acesse – www.agenciasindical.com.br

Assista ao programa Barão Sindical [aqui].

0 comentários: