terça-feira, 1 de junho de 2021

Receita avança contra as novelas da Globo

Por Altamiro Borges

Apesar da "generosidade" do Grupo Globo, que no primeiro momento até abafou em seu jornalão e nos telejornais os atos do "Fora Bolsonaro" de sábado (29) – e depois recuou diante das críticas nas redes sociais –, o fascista que ocupa o Palácio do Planalto segue no seu encalço. A revista Veja informa que o "governo Bolsonaro avança contra artistas e autores de novelas da Globo". A caçada é implacável ao império global!

Segundo notinha postada na sexta-feira (28), "depois de aplicar multas milionárias a artistas por causa de contratos 'PJ' [Pessoa Jurídica] com a Globo – só uma atriz levou um tombo de 10 milhões de reais –, a Receita Federal mira agora os escritores e diretores de novelas da emissora".

O cerco se fecha e a fiscalização asfixia financeiramente o próprio Grupo Globo, além dos artistas, escritores e diretores. "A caçada aos globais não se limita ao CPF. A Receita ampliou a devassa para as empresas dos artistas e está vasculhando também os bens das famílias", detalha a Veja.

Fraudes no pagamento de impostos

Em meados de janeiro deste ano, a mesma revista antecipou que o governo havia declarado “guerra” ao império global. “Alvo de ameaças de Jair Bolsonaro, a Globo está no centro de uma forte fiscalização da Receita Federal. No ano passado, o Fisco exigiu os contratos da Globo Comunicação e Participações S/A com celebridades da TV e do cinema brasileiro”.

“Depois de receber os dados, o Leão afiou os dentes” e partiu para o ataque no início deste ano contra várias celebridades midiáticas, “todas do primeiríssimo escalão de atores e atrizes da Globo. Pelos “Termos de Início do Procedimento Fiscal”, a Receita deu prazo de 20 dias para que eles justificassem a opção pelo PJ ao invés do vínculo CLT. “Para o Fisco, o arranjo ator-emissora configuraria fraude na ‘relação de emprego’”.

“A partir da tese de suposta fraude, a Receita quer cobrar dos globais o imposto de renda de pessoa física (27,5%), uma vez que o imposto de pessoa jurídica é menor (de 6% a 15%), mais multa (até 150%) e juros dos últimos 5 anos de contrato”. Como se observa agora, o cerco prossegue. E não adianta a Rede Globo posar de boazinha!

0 comentários: