sexta-feira, 9 de julho de 2021

Bolsonaro é um gângster, afirma Spike Lee


Por Altamiro Borges


A fama do "cagão" Jair Bolsonaro se espalha rapidamente pelo mundo. Na abertura da 74ª edição do Festival de Cannes, na terça-feira (6), o premiado cineasta estadunidense Spike Lee, que preside o júri, chamou o presidente brasileiro e outros dois líderes políticos (Donald Trump e Vladimir Putin) de "gângsteres", que "não têm moral ou escrúpulos".

“O mundo está sendo comandado por gângsteres. Há o Agente Laranja [o ex-presidente dos EUA, Donald Trump], o cara do Brasil [Jair Bolsonaro] e o Putin [presidente russo]. São bandidos e vão fazer o que desejarem. Eles não têm moral ou escrúpulos, precisamos falar alto sobre gente assim”, afirmou.

Kleber Mendonça e o retrocesso na cultura

O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, vencedor do prêmio de 2019 com o filme “Bacurau” e que integra o júri do Festival de Cannes, também opinou sobre a dramática situação do Brasil. “Temos meio milhão de mortos por Covid-19. Sabemos que se o governo tivesse agido como deveria, poderiam ter sido salvas 350 mil vidas. Acho que uma forma de resistir é transmitir informações adiante, falar, discutir”.

Ele ainda se manifestou sobre os crimes do fascista Jair Bolsonaro na área específica da cultura. “A Cinemateca Brasileira foi fechada de um ano para cá. Ela tem 90 mil títulos, 230 mil rolos de filmes e programas de TV. Todos os técnicos e especialistas foram demitidos. É uma demonstração de desprezo pela cultura e pelo cinema, e acho que deveria mencionar isso porque estamos em um festival, todos amamos o cinema. E [a Cinemateca] é um templo de preservação. Muitos amigos não brasileiros me perguntam o que podem fazer. Eu digo: escrevam, falem sobre isso, chamem o governo e perguntem por que estão fazendo isso”.

0 comentários: