domingo, 11 de julho de 2021

Para 63% dos brasileiros, Bolsonaro é incapaz

Por Altamiro Borges


Para 63% dos brasileiros, Jair Bolsonaro é incapaz de liderar o país. Essa é a constatação da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (10). É o maior índice desde que o “cagão” assumiu a presidência, em janeiro de 2019, e montou o seu laranjal. Na sondagem anterior, de maio passado, 58% o consideravam incapacitado para o cargo.

A percepção da sua total falta de condições para liderar o Brasil se dá em todos os setores da sociedade. Ela é maior entre as mulheres (67%), os mais pobres (68%), os nordestinos (72%) e os pretos (76%). É menos negativa entre os mais velhos (41% de visão positiva), os mais ricos (40%) e entre os moradores das regiões Sul (42%) e Norte/Centro-Oeste (47%).

Como aponta o jornalista Igor Gielow na Folha, há um “derretimento generalizado da imagem” do fascista. “A piora neste item de avaliação acompanha o restante coletado pelo Datafolha nesta rodada, assim como a má posição na pesquisa de intenção de voto para a Presidência em 2022 – por ora com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) isolado na ponta”.

Vários fatores explicam a queda livre, como “as acusações de corrupção no Ministério da Saúde, que vieram a se somar às avaliações de incompetência talvez criminosa na condução da crise sanitária da Covid-19. Houve também o trabalho da CPI da Covid no Senado, amplificando as acusações... Foi protocolado um superpedido de impeachment na Câmara, ocorreram os maiores protestos de rua contra o presidente e a agressividade de Bolsonaro em reação às más notícias tem sido a usual: sobra para outros Poderes, adversários e a imprensa”. O sujeito está, de fato, “cagado”!

0 comentários: