sexta-feira, 20 de agosto de 2021

A censura do TSE e o fator Pablo Ortellado

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:


É preciso tomar cuidado com essa medida do TSE de desmonetizar sites políticos. O que são sites políticos? São sites com posição política ou geradores de fake news? Anos atrás, tentou-se misturar maliciosamente os dois tipo de site.

O autor dessa manobra foi o cientista político Pablo Ortellado.

Agora, em artigo no Estadão, ele aponta a monetização pelo Google como o ponto central dos blogs.

Ou seja, propõe que o veto atinja os adsense do Google, principal instrumento de financiamento dos jornais digitais sérios de esquerda e direita.

Ortellado não é um intelectual correto.

Apareceu, inicialmente, oferecendo artigos para os chamados blogs progressistas, especialmente análises sobre os movimentos de rua.

Em determinado momento, foi contratado pela revista Veja – no auge do chamado jornalismo de esgoto – para um trabalho sobre fake news.

Lá, surpreendentemente, apresentou um estudo comparando blogs progressistas – que faziam contraponto à mídia, especialmente à Veja – com blogs da ultradireita, geradores de fake news, uma comparação intelectualmente desonesta.

Desde então, mudou completamente.

Ganhou espaço nobre na mídia corporativa, inicialmente ocupando na Folha o lugar do ínclito Vladimir Safatle, como suposto intelectual de esquerda. Os artigos de Ortellado disparavam críticas apenas contra posições de esquerda – a pretexto de estar praticando autocrítica.

Hoje em dia, há fundadas suspeitas de que as mudanças de algoritmo no Google – afetando todos os sites políticos – tenha por base o estudo enviezado de Ortellado.

Seria relevante o Tribunal Superior Eleitoral saber desses detalhes das guerras subterrâneas do mercado jornalístico.

0 comentários: