sábado, 7 de agosto de 2021

Bolsonaro banca a privataria dos Correios

Por Altamiro Borges

O presidente Jair Bolsonaro segue funcional à cloaca burguesa e "passa a boiada" para a privataria no Brasil. Na quinta-feira (5), a Câmara dos Deputados aprovou – 286 votos favoráveis, 173 contrários e duas abstenções – o Projeto de Lei 591/2021 que abre caminho à privatização total dos Correios. Mais um crime contra a nação!

O PL bancado pelo laranjal bolsonariano foi aprovado apesar da empresa estatal dar elevados lucros e atender a milhares de municípios do país – que serão descartados pelas empresas privadas. O líder da Minoria na Câmara Federal, deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), já adiantou que a oposição recorrerá à Justiça contra o projeto.

As bancadas do PT, PSOL, PCdoB e Rede votaram em bloco contra a privataria dos Correios. Para surpresa de alguns, três deputados federais do PSB e cinco do PDT, incluindo a midiática Tabata Amaral (SP), aprovaram a venda da estatal – um dos projetos prioritários do abutre neoliberal Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro.

Traição nacional 

Pelas redes sociais, várias lideranças criticaram o golpe privatista. “Retrocesso histórico! Por 286 x 173, Câmara aprovou texto base do PL 591, que permite a privatização dos Correios. Bolsonaro e Lira são parceiros da destruição nacional”, postou Guilherme Boulos, candidato do PSOL à presidência da República em 2018 e à prefeitura de São Paulo em 2020.

No mesmo rumo, Manuela D’Ávila (PCdoB), candidata à vice na chapa de Fernando Haddad em 2018 e à prefeitura de Porto Alegre no ano passado, tuitou que a estatal é um “patrimônio histórico do Brasil! Quem vota a favor da privatização de empresa que garante a soberania nacional não pode dizer que luta pelo nosso país”.

“Dia tenebroso! Base do governo aprova a toque de caixa, sem qualquer discussão com a sociedade, a privatização dos Correios... Brasil perde uma empresa lucrativa e o povo vai sentir no bolso essa venda, infelizmente”, postou o deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Já o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) protestou:

“Câmara acaba de deixar suas digitais em um crime contra o Brasil ao autorizar a privatização dos Correios. Quando terminar esse governo nefasto talvez reste pouco da soberania nacional. Depois de tirar o bandido Bolsonaro do poder, teremos que reconstruir o país”.

Resistência dos trabalhadores

As entidades ligadas ao setor também protestaram e prometem intensificar a resistência. “Quem prega sistematicamente o desmonte do Estado deve estar bem satisfeito. Conseguiram aprovar na Câmara dos Deputados o desmonte de algo que os brasileiros levaram 358 anos para construir", afirma nota da Associação dos Profissionais dos Correios.

Já a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) planeja organizar protestos durante o processo de votação do PL no Senado. Além disso, a entidade acionará as vias judiciais para impedir a concretização da privataria. A ideia é pedir a inconstitucionalidade da medida junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

0 comentários: