domingo, 22 de agosto de 2021

Pesquisas confirmam rejeição aos militares

Por Altamiro Borges


Pesquisa PoderData divulgada na semana passada confirmou que a imagem dos militares está afundando junto com a do presidente Jair Bolsonaro. Segundo a sondagem, feita entre os dias 16 e 18 de agosto, o percentual de rejeição à presença dos milicos no laranjal subiu de 45%, em abril, para 52% agora.

A reprovação vem acompanhada de crescente avaliação negativa sobre a competência funcional das Forças Armadas. A pesquisa mostra que 29% acham ruim ou péssimo o desempenho dos milicos no governo. Em abril, a avaliação negativa era de 18%. O PoderData só reforça a impressão de que os generais rumam para o inferno junto com o "capetão"!

Na semana anterior, o site Metrópoles já havia divulgado uma sondagem sobre o patético desfile de tanques em Brasília. Ela mostrou que “a imagem das Forças Armadas e de Jair Bolsonaro ficou arranhada após o episódio. Segundo levantamento do Instituto Opinião Pesquisas, 36,3% das pessoas disseram que os militares ‘perderam conceito’, contra 8,4% que entenderam ter havido uma melhora. Outros 32,1% responderam ter continuado igual”. 

O instituto ainda perguntou “se é papel do Exército, Marinha e Aeronáutica demonstrarem força em apoio ao presidente. A maioria (70,3%) acha que não; enquanto 19,1%, que sim”. De acordo com o site Metrópoles, a micareta militar – que visou intimidar os deputados na discussão sobre o voto impresso, mas fracassou e ainda virou motivo de galhofa nas redes sociais e de vexame na imprensa internacional – só serviu para desgastar ainda mais a imagem dos generais-ministros e dos mais de 6 mil milicos mamando em carguinhos do governo federal.

0 comentários: