sábado, 18 de setembro de 2021

RedeTV! se mantém em estado de greve

Trabalhadores em greve na portaria da RedeTV!
Foto: Mauricio Gonçalves
Por Altamiro Borges

Iniciada em 31 de agosto, a greve dos funcionários da RedeTV! chegou ao fim nesta quinta-feira (15) com a aprovação de um “acordo temporário”. Em reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, os profissionais concordaram em retornar ao trabalho e a emissora assumiu o compromisso de preservar todos os empregos. Não houve avanços nas negociações da pauta de reivindicação e, por isso, os trabalhadores aprovaram manter-se em “estado de greve”.

A paralisação afetou vários programas da RedeTV!, comandada por dois empresários inescrupulosos e cheios de rolos na Justiça. Segundo relato do site UOL, a greve “prejudicou o funcionamento de algumas áreas da emissora... Com boa parte dos câmeras e operadores de áudio de braços cruzados, houve dificuldade para gravar o programa de Claudete Troiano. Uma empresa terceirizada de limpeza teve de ser contratada às pressas para manter os protocolos de limpeza”.

Empresa no "azul" e trabalhadores arrochados

Os grevistas fizeram vários protestos em frente à sede da emissora, em Osasco, na Grande São Paulo. Eles reivindicaram reajuste salarial de 18,72%, abono salarial retroativo equivalente a 353,89% da remuneração e a manutenção de todas as cláusulas sociais constantes na última convenção coletiva, assinada em 2016.

Os funcionários denunciaram que todos os salários sofreram cortes de 25% no ano passado. Os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas inclusive acionaram a Justiça do Trabalho exigindo que a emissora abrisse suas contas para provar que havia necessidade de manter os cortes. Apesar da greve, os donos da RedeTV! se mantiveram irredutíveis e arrogantes.

Segundo o colunista Ricardo Feltrin, a empresa alegou dificuldades financeiras em função da pandemia. “Mas no jargão contábil, a RedeTV fechou o ano de 2020 no ‘azul’. Enquanto cortava os salários de funcionários, a direção da emissora gastou (com cartão corporativo) R$ 10 mil em vinhos e espumantes europeus, como esta coluna informou à época”.

A postura canalha de Sikêra Junior

Durante a paralisação, a direção da empresa agiu com truculência e fez de tudo para esvaziar o movimento. Ela chegou a proibir a entrada dos grevistas na unidade para usar o banheiro e beber água. O sindicato teve que providenciar galões de água e a instalação de dois banheiros químicos nas proximidades. Os donos da RedeTV! também solicitaram a presença ostensiva de viaturas da Polícia Militar para vigiar e intimidar os grevistas.

Nesse jogo sujo, a empresa contou com a contribuição canalha do apresentar Sikêra Junior. Em seu programa de baixaria, o bolsonarista ameaçou os grevistas com a perda do emprego. Conforme registrou o jornalista Mauricio Stycer, “os donos da RedeTV! ganharam um apoio de peso no embate contra os radialistas em greve desde a madrugada de terça-feira (31). O apresentador Sikêra Jr. usou o seu programa na emissora para criticar o movimento e sugerir que os grevistas podem perder o emprego”.

“Enquanto os seus assistentes passavam pelo palco com placas de ‘CPF cancelado’, uma ‘comemoração’ que faz sempre quando anuncia a morte de algum acusado de crime, Sikêra disse: ‘Ei, você, que tá na porta da RedeTV!. Acaba com isso. Vamos trabalhar. Olha, tem muita gente desempregada querendo tomar o seu lugar. Não é hora pra isso’. O comentário do apresentador foi feito durante o "Alerta Nacional" na noite de quinta-feira (2)”.

0 comentários: