terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Site morista denuncia deputado bolsonarista

Por Altamiro Borges

A guerra entre Jair Bolsonaro e Sergio Moro se intensifica. O “capetão” teme que seu ex-ministro abocanhe uma parte do seu eleitorado de extrema-direita; já o ex-juizeco sabe que só chegará ao segundo turno se desidratar o atual presidente. Nessa semana, a revista morista Crusoé – das mesmas antas que editam o site Antagonista – divulgou um petardo contra um aliado do fascista no poder. Ela mostrou imagens do deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA) com maços de dinheiro que seriam de esquema de corrupção com emendas parlamentares do sinistro “orçamento secreto”.

A denúncia tem como base uma investigação da Polícia Federal, que fez o flagrante da grana em outubro do ano passado no escritório do bolsonarista. Apesar das imagens da apreensão e de outras provas coletadas, até hoje nenhuma medida concreta foi tomada contra o parlamentar. Ele anunciou recentemente que deve disputar o governo do Maranhão com apoio do fascista que ocupa o Palácio do Planalto. Na quarta-feira retrasada (30), Josimar Maranhãozinho inclusive esteve no ato de filiação de Jair Bolsonaro ao PL, em Brasília.

Como lembra o site Metrópoles, “o deputado é ex-prefeito do município de Maranhãozinho e, hoje, lidera o diretório maranhense do Partido Liberal. Depois de dois mandatos como deputado estadual, ele foi eleito para uma cadeira na Câmara Federal com votação recorde... Maranhãozinho é o protagonista de pelo menos duas investigações que transitam no Supremo para apurar o esquema de compra e venda de emendas parlamentares”.

“O deputado é suspeito de pagar para que colegas parlamentares se juntem a ele no desvio de emendas a municípios controlados por seus aliados políticos que contratam empresas ligadas ao esquema logo após receberem as verbas, para devolver o dinheiro lavado e em espécie. A investigação começou no primeiro semestre de 2020, e desde então corre sob absoluto sigilo”.

Pedido de cassação de Josimar Maranhãozinho

Diante dessas denúncias, que até hoje não deram em nada, a Rede Sustentabilidade ingressou em 3 de novembro com representação no Conselho de Ética da Câmara Federal contra Josimar Maranhãozinho. O partido pede que o deputado seja cassado por quebra de decoro. Segundo o jornal Estadão, “a ação se baseia na reportagem da Crusoé que aponta que o parlamentar é suspeito de corrupção. A revista obteve fotos que seriam de investigação da PF sobre desvio de dinheiro de infraestrutura e da saúde. Nas imagens, Maranhãozinho aparece com grandes volumes de dinheiro nas mãos”.

Em uma série de vídeos publicados em seu perfil no Instagram, Josimar Maranhãozinho negou qualquer irregularidade e questionou ainda a obtenção das fotos pelo site morista. "Postaram imagens adquiridas ilegalmente de um inquérito que é sigiloso. Estão desesperados porque nós já estamos provando desde o ano passado a origem das nossas propriedades, porque tudo que nós temos é declarado, inclusive esse dinheiro [que aparece nas imagens divulgadas pela Crusoé]”.

0 comentários: