terça-feira, 12 de abril de 2022

Bolsonaro liberou 52 ‘escolas fake’ no Piauí

Reprodução da internet
Por Davi Nogueira, no Diário do Centro do Mundo:

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão controlado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, liberou a construção de 52 “escolas fake” no Piauí. 99 obras de colégios, creches e quadras poliesportivas que estavam em andamento no Estado foram completamente abandonadas.

A grande maioria dos contratos foi firmada com prefeituras piauienses comandadas pelo Progressistas, partido presidido por Nogueira.

Ele usou dinheiro da educação para influenciar a campanha eleitoral de aliados no Piauí, seu reduto eleitoral. Até sua ex-mulher Iracema Portella foi favorecida no esquema.

Segundo revelou o Estadão, o arranjo é operado no FNDE. O órgão é presidido, na realidade, por Marcelo Ponte, ex-chefe de gabinete do ministro. Ao todo, são 3,5 mil obras paradas.

No entanto, o governo preferiu priorizar a construção de 2 mil novas escolas, mas repassou recursos insuficientes para sua execução.

TCU vai investigar esquema das “escolas fake”

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou, na segunda-feira (11), a abertura de uma investigação sobre o desrespeito às leis orçamentárias por parte do governo Bolsonaro.

Também foi pedida uma liminar para que o Ministério da Educação “se abstenha de realizar novos empenhos para construção de novas escolas, devendo priorizar as obras já em andamento e inacabadas, diante dos indícios do esquema das ‘escolas fake’ noticiado no bojo dessa representação”.

Tanto Nogueira como o FNDE ainda não se manifestaram sobre o caso.

0 comentários: