domingo, 12 de junho de 2022

Bolsonaro prepara ato golpista no 7 de setembro

Charge: Latuff
Por Altamiro Borges

O site Metrópoles foi o primeiro a alertar que o “capetão” e seus milicianos fardados organizam uma nova manifestação golpista no Dia da Independência. “Bolsonaro autoriza e militares farão ‘megadesfile’ no 7 de setembro”, foi o título da postagem. Agora é a Folha que reforça a advertência sobre a trama fascista. “Bolsonaro planeja 7 de setembro como ato preparatório para contestar a eleição”, informa o articulista Bruno Boghossian. Neste interim, o próprio pimpolho 01 do presidente, o famoso Flávio Rachadinha, confirmou o que ele chamou de “grito do socorro” na data comemorativa.

No primeiro alerta, o site Metrópoles até lembrou que “se as comemorações do 7 de setembro de 2021 foram ruidosas, com ataques frontais de Jair Bolsonaro a Alexandre de Moraes [ministro do STF], as deste ano prometem ser ainda mais – especialmente pela proximidade das eleições e pelo discurso do presidente da República contra o sistema eleitoral. E, a depender do Exército, não faltará palco para eventuais excessos presidenciais. O alto comando das Forças Armadas está preparando para este ano um desfile de proporções nunca vistas, segundo oficiais de alta patente ouvidos pela coluna”.

De acordo com a postagem, o objetivo dos generais é mobilizar um número recorde de tropas e de veículos e aeronaves militares. “O desfile principal, por óbvio, será em Brasília, mas os comandantes já se movimentam para organizar celebrações também em outras cidades do país onde há unidades militares. A coluna perguntou quanto o evento custará aos cofres públicos, mas o Exército respondeu que ainda não tem uma estimativa”.

Versão anabolizada dos atos fascistas de 2021

Já a Folha informa neste sábado (11) que “Jair Bolsonaro começou a organizar uma versão anabolizada dos protestos do 7 de Setembro do ano passado. A ideia é reeditar a pauta golpista, reforçar ataques a ministros do STF e espalhar suspeitas falsas sobre as eleições – desta vez, a poucas semanas do primeiro turno. Os bolsonaristas descrevem os atos como um ‘movimento espontâneo’, mas o próprio presidente faz a convocação. Em entrevista ao SBT, avisou que as manifestações devem ocorrer nas capitais em apoio ‘a um possível candidato que esteja disputando’”.

Como adverte o colunista, “Bolsonaro vê a data como um ato preparatório para a contestação do resultado das urnas, 26 dias depois. O presidente alega que a ida dos apoiadores às ruas será uma prova de que ele tem mais apoio que Lula, de que há gente suficiente desconfiada do processo de votação e de que essas pessoas não aceitam o que ‘dois ou três lá do TSE querem impor’. O plano, ao que tudo indica, é explorar os atos para criar a falsa impressão de que ele tem apoio e legitimidade para tentar melar a eleição”.

Paranoia? É bom ficar esperto!

Será pura paranoia desses dois veículos após tantos discursos golpistas do fascista no poder? Pode ser que sim, pode ser que não! De qualquer forma, é bom ficar esperto e vigilante. O próprio filhote 01 do “capetão”, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou recentemente a CNN-Brasil que o desfile militar do 7 de Setembro está sendo encarado pelo núcleo do governo como “um grito de socorro da população” contra o Supremo Tribunal Federal. “É Bolsonaro ou são essas poucas pessoas do STF”, rosnou o fascistoide, convocando as milícias bolsonaristas às ruas na data comemorativa.

Após afirmar que “eu perdi a esperança” nas decisões do STF, Flávio Rachadinha conclama: “O que está sendo organizado é um 7 de setembro onde a presença do povo estaria dando uma manifestação de que lado ele está: lado da ordem, da família, da lei, da ética da Constituição, da democracia... Isso que eles querem, defesa da família, contra a ideologia de gênero, contra aborto, contra empréstimo que havia no passado de bancos oficiais para ditaduras da África e América do Sul”, complementou o filhote apavorado e melado de medo.

0 comentários: