segunda-feira, 13 de junho de 2022

Vamos Juntos pela Verdade, contra fake news

Do site Lula:

Ao longo dos últimos dois meses, a campanha de vacinação anti-fake news do Verdade na Rede atingiu milhares de pessoas. Agora, é hora de continuar a lutar em defesa da democracia: vamos juntos pela verdade, combatendo fake news nas redes e nas ruas. Foram mais de 2.200 denúncias, 373 checagens de fatos cadastradas, 128 conteúdos próprios produzidos e 63 grupos de Whatsapp de Agentes da Verdade.

Desde o último 14 de março, recebemos 2.243 denúncias de fake news e ameaças contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT e apoiadores. A rede de desinformação bolsonarista não para: a única estratégia do presidente que conta 7 mentiras por dia é espalhar fake news nas redes.
Denuncie Fake News, ameaças ou propaganda eleitoral antecipada

Essas denúncias geraram dezenas de ações judiciais, que incluem várias vitórias contra outdoors com propaganda eleitoral irregular negativa contra Lula (vale lembrar que outdoors são proibidos durante todo o processo eleitoral). Outros exemplos de ações levadas a cabo pelos advogados do PT são representações junto ao TSE contra Deltan Dallagnol, o deputado Paulo Martins e o portal Terra Brasil Notícias; contra Flávio Bolsonaro por fake news; contra Michelle Bolsonaro por propaganda antecipada e contra Jair Bolsonaro por campanha antecipada em motociatas, entre várias outras ações judiciais.

Nas palavras de Lula, “a verdade liberta, e o Brasil precisa de paz para progredir”. Bolsonaro e seus adversários tentam nos afogar em mentiras e repetir o que aconteceu em 2018, mas não conseguirão. Vamos juntos pela Verdade, para defender a democracia e o debate amplo na internet e fora dela, baseado na verdade e na discussão de propostas e feitos concretos para o Brasil.

Não temos tempo a perder odiando quem quer que seja. Não faremos jamais como o nosso adversário, que tenta mascarar a sua incompetência brigando o tempo todo com todo mundo, e mentindo sete vezes por dia. A verdade liberta, e o Brasil precisa de paz para progredir.

Lula, no lançamento do Movimento Vamos Junt❤️s pelo Brasil

Ao longo desses dois meses desde o lançamento do Verdade na Rede, foram cadastradas 373 matérias com checagens de fatos realizadas por agências de fact checking. Além disso, foram produzidos 128 conteúdos próprios, entre vídeos, cards e textos didáticos sobre como reconhecer e o que fazer diante de fake news; materiais desconstruindo fake news específicas e conteúdo expondo os mecanismos pelos quais agem as milícias digitais e o gabinete do ódio.

Já são 63 grupos de Whatsapp de Agentes da Verdade, com mais de 12 mil participantes, para divulgar os principais conteúdos em defesa da verdade e contra fake news. Participe você também e vamos juntos pela verdade.

Saiba como denunciar

Ao acessar www.lula.com.br/verdadenarede, é possível buscar as principais notícias publicadas por agências de checagens de fatos acerca de fake news sobre Lula e o PT.

Caso ainda não haja conteúdo desmentindo a fake news que você está procurando, é possível denunciar no próprio site. No formulário, é possível incluir links, descrição e anexar arquivos de imagem, vídeo ou som. Também é possível denunciar diretamente no Whatsapp, para os perfis Dr e Dra Denúncia, administradores de nossos grupos de Agentes da Verdade.

Todas as denúncias são analisadas, sistematizadas e encaminhadas para nossos times jurídico e de comunicação.

Vamos Junt❤️s pela Verdade nas redes e nas ruas, nos territórios em todo o Brasil. Aguardem novidades nas próximas semanas!

0 comentários: