quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Simone Tebet anuncia apoio a Lula

Reprodução
Por André Cintra, no site Vermelho:

Terceira colocada na disputa presidencial de 2022, a senadora Simone Tebet (MDB) declarou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição. O anúncio, feito na tarde desta quarta-feira (5), em São Paulo, foi comemorado pela campanha do ex-presidente.

“Depositarei nele o meu voto porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente (Jair Bolsonaro)”, afirmou. No primeiro turno, realizado no último domingo (2), a emedebista teve 4,9 milhões de votos e, de modo surpreendente, terminou à frente do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Em almoço com Lula nesta quarta, Tebet apresentou propostas para o programa de governo da coligação Brasil da Esperança. “Meu apoio não será por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos”, resumiu.

Zerar a fila de vagas em creches e escolas infantis, implantar o ensino médio técnico em tempo integral e aumentar os repasses federais ao SUS (Sistema Único de Saúde) são algumas das proposições. Dando ênfase à sua ligação com a pauta das mulheres, a senadora também cobrou resposta de Lula a pautas como a isonomia salarial e a um ministério mais “plural”.

As propostas foram detalhadas pela própria ex-candidata, de manhã, a Geraldo Alckmin (PSB), que concorre a vice-presidente na chapa de Lula. “Cabe agora a eles a palavra em relação a esses pedidos feitos”, disse Tebet no pronunciamento à imprensa. “Meu apoio é por projetos que defendo e ideias que espero ver acolhidas. Dentre tantas que julgo importante, destaco cinco tendo sempre a responsabilidade fiscal, uma âncora fiscal, como meio de se alcançar o social.”

Ao formalizar sua posição no segundo turno, Tebet reconheceu que teve divergências com o ex-presidente na campanha. Segundo a senadora, Lula “cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar as suas propostas completas”.

Ainda assim, ela afirmou ser contrária à neutralidade – postura adotada por três dos quatro partidos que a apoiaram (MDB, PSDB e Podemos). A quarta legenda, o Cidadania, anunciou apoio a Lula. “Não anularei meu voto, não votarei em branco. Não cabe omissão.”

A campanha de Lula planeja uma entrevista coletiva do ex-presidente e de Tebet nesta quinta-feira (6). A senadora garantiu a Lula que também vai participar de agendas públicas de campanha.

0 comentários: