quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Barão promove bota-fora de fim de ano

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Após dois anos sem realizar sua tradicional festa de fim de ano, por conta da pandemia, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé anuncia a volta do convescote etílico para reunir todos os batalhadores e batalhadoras das mídias alternativas, periféricas e populares! A festança, marcada para 10 de dezembro, a partir das 14h, não é só uma oportunidade para conhecer a nova casa do Barão, situada à Rua Araújo, 124, em São Paulo. Também será o bota-fora de um desgoverno que impôs quatro anos de autoritarismo, retrocesso e trevas para o Brasil e para o movimento de luta pela democratização da comunicação e pela liberdade de expressão!

O encontro acontecerá no belíssimo terraço do edifício do Instituto Pólis, que abriga o Barão de Itararé desde abril do corrente ano. No cardápio de atrações, além de muita comemoração pela vitória democrática e popular nas urnas, chopp à vontade (por um preço fechado) e churrasco (espetinhos vendidos à parte no local). Para molhar as palavras sem moderação, o custo é de R$ 50 por pessoa - valor que também ajuda na manutenção das atividades do Barão para a próxima temporada.

Para garantir a sua vaga, já que o espaço é limitado, basta realizar o pagamento através do link ou do botão a seguir:

Venha beber com o Barão para ser feliz de novo. Acabou, sonaro!

Barão em 2022: fomos juntos pelo Brasil!

O ano foi marcado por uma intensa agenda voltada para a disputa decisiva eleitoral, que culiminou na derrota do fascismo nas urnas e na possibilidade da retomada de um projeto de desenvolvimento com soberania e justiça social sob uma nova presidência de Lula. Mas não foi só isso!

Ao longo de 2022, o Barão se notabilizou pelo empenho no debate da regulação das plataformas, tema que deve ser pautado com ainda mais urgência em 2023. Dentre as iniciativas das quais o Barão participou, destaca-se o empenho da entidade na discussão em torno do Projeto de Lei 2630/2020, apelidado "PL das Fake News", na busca para estabelecer regras e mecanismos a fim de enfrentar o abuso do poder econômico nas redes.

Ainda no começo do ano, foi publicado o livro "Democratizar a comunicação: Teoria política, sociedade civil e políticas públicas" (408 páginas, R$ 44,90). Organizada pelos pesquisadores Theófilo Rodrigues e Larissa Ormay, e com prefácio de Marcos Dantas (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), membros do núcleo carioca do Barão de Itararé, a publicação reúne uma série de artigos que trazem à tona os principais eixos de discussão e os desafios colocados para democratizar a comunicação no país.

Em junho, a entidade firmou parceria com o Outras Palavras e o Sindicato dos Engenheiros no Estado de S. Paulo para a realização do Seminário 'Em defesa do petróleo brasileiro e da Petrobras', reunindo nomes de peso para pensar a questão e planejar o enfrentamento ao desmonte iniciado por Michel Temer e aprofundado pela dupla Bolsonaro e Paulo Guedes.

No mês seguinte, Maricá, no Rio de Janeiro, recebeu o 7º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais. O evento marcou a retomada do icônico evento iniciado em 2010, articulando o campo das mídias alternativas e dos ativistas digitais em torno de uma agenda comum, começando pela derrota de Bolsonaro nas urnas e que, agora, deve mirar no enfrentamento ao fascismo e na luta por avanços na democratização da comunicação.

Outra atividade importante foi o Curso "Lei de Acesso à Informação: como funciona, como utilizá-la", promovida no final de agosto. Vale destacar que o Barão também promoveu vários lançamentos livros tanto remotamente quanto presencialmente, na nova sede.

O internacionalismo também continua uma marca registrada da entidade. Em abril, o Barão representou o Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela na Cúpula Internacional contra o Fascismo, sediada em Caracas, na Venezuela. Em maio, a entidade integrou a equipe da agência ComunicaSul para a cobertura das eleições na Colômbia, produzindo conteúdos direto da fonte e alimentando a mídia independente brasileira sobre a luta do povo e dos movimentos sociais colombianos para eleger Gustavo Petro no país irmão.

Se muito vale o já feito, mais vale o que será. Venha comemorar conosco, encontrar velhas e novas amizades e, claro, virar a página desse período nefasto do Brasil com muito chope, churrasco e gargalhadas!

0 comentários: